Em um mundo onde a criatividade muitas vezes se vê limitada, surge uma luz de esperança: o Projeto Erudir. Esta iniciativa gratuita, que oferece 600 vagas para jovens e adultos do Distrito Federal, promete abrir portas para a magia do audiovisual. Com oficinas que abrangem desde direção e edição até storytelling e gestão, o projeto oferece uma experiência completa tanto remota quanto presencial.
Destinado a iniciantes, o curso consiste em 10 oficinas, totalizando 100 horas de aula ao longo de cinco dias. As aulas, que acontecerão sempre no período da noite, das 19h às 21h, têm capacidade para 60 alunos por turma, garantindo um aprendizado mais próximo e personalizado. As inscrições estão abertas e podem ser realizadas no site do projeto.
Mas o que realmente torna o Erudir especial é a oportunidade que oferece após as oficinas: a chance de participar da produção de um documentário. É uma forma poderosa de aplicar tudo o que foi aprendido e dar o primeiro passo em direção a uma carreira no audiovisual.
A coordenadora do projeto, Juliana Alcântara, expressa a missão por trás dessa iniciativa: “O Erudir busca democratizar o acesso ao conhecimento audiovisual, promovendo inclusão social e capacitação profissional. Queremos estimular a economia criativa local e preparar novos profissionais no campo cultural.”
Realizado pelo Instituto Amigos da Reserva da Biosfera do Cerrado, em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (Secec-DF), o projeto também se destaca pelo compromisso com a inclusão, oferecendo intérprete de libras e audiodescrição para pessoas com deficiência auditiva ou visual. A democratização do saber nunca foi tão acessível. Esta é a sua chance de brilhar!