A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) acaba de anunciar a desinterdição parcial da Refinaria de Petróleo de Manguinhos S.A (Refit), localizada no Rio de Janeiro. A decisão, comunicada neste sábado (25), é um marco importante para o setor.
A refinaria conseguiu atender a dez dos onze requisitos estabelecidos durante a fiscalização realizada pela ANP nos dias 25 e 26 de setembro. Na ocasião, a ANP havia decidido pela interdição cautelar da instalação produtora de derivados, considerando necessários ajustes na operação.
Com esta nova liberação, a ANP permitiu a retomada das atividades nas áreas de movimentação, tancagem, expedição e carregamento de produtos. Contudo, a torre de destilação permanece interditada, pois a agência ainda aguarda comprovação da “necessidade do uso das colunas de destilação para a produção de gasolina.”
Essa liberação é um passo crucial para a Refinaria de Manguinhos, que agora pode realizar a formulação de combustíveis e a comercialização de seus insumos. A expectativa é de que esse movimento ajude a estabilizar o fornecimento de combustíveis na região e impulsione a economia local.
O que você acha dessa decisão da ANP? Deixe seu comentário e compartilhe sua opinião sobre o futuro das refinarias brasileiras.
