Com a cerimônia de encerramento nesta quarta-feira (29), evento alcança faturamento recorde.
O Sebrae, a Aprhope e a Prefeitura de Prado encerraram nesta quarta-feira (29), mais uma edição do Festival Gastronômico e Cultural de Prado, em uma cerimônia intimista, realizada no Palácio do Turismo. Estavam presentes autoridades, organizadores, parceiros e patrocinadores. Durante o evento ocorreram homenagens aos empresários participantes que abrilhantaram os dez dias desta 12ª edição.
Na abertura, um momento diferenciado apresentou ao empresariado dados da pesquisa de demanda realizada durante o Festival. O diretor da Rede Mar, Igor Lago, explicou como foi realizado este trabalho. “É a primeira vez que fazemos essa pesquisa mais complexa e completa a nível estadual e revela o perfil, hábitos e origem dos turistas, bem como a motivação, tempo de permanência e percepção do Festival enquanto atração à parte dentro do destino”, acrescentou.
Para a empresária Madjara Saint’yves, sócia-proprietária dos estabelecimentos Japa do Beco, Mr Pokito e Moquém Pascoal, a pesquisa de demanda foi um material importante para trabalhar as produções. “Já dá pra aproveitar essas informações que temos agora desse público, conhecendo mais do perfil dele, focar em novidades, criação de pratos, engajamento digital do destino, pensando em como oferecer o que o cliente busca”, explicou.
O restaurante Japa do Beco foi destaque em sustentabilidade e engajamento digital. A empresária relembrou as premiações das outras edições nesta modalidade. “Eu me sinto muito feliz. Mesmo quando tinha a premiação por pratos (este ano o destaque foi por práticas sustentáveis), a gente falava que o conhecimento pelo prêmio de sustentabilidade é o que de fato gera um valor para a empresa, a cidade e comunidade como um todo. O trabalho envolve toda uma equipe, então estamos muito realizados”, celebrou.
Entre as saudações iniciais, o gerente regional do Sebrae em Teixeira de Freitas, Alex Brito relembrou a trajetória desses anos de realização do Festival. “Quando a gente vê um evento como esse, muitas memórias afloram e trazem alegria por chegarmos até aqui. Essa é também uma grande ação de mercado, com ativação de 61 marcas, da comunidade e do turismo. Um trabalho do Sebrae após ouvir as dores do cliente, podendo oferecer consultorias e caminhar lado a lado para facilitar a vida de vocês”, comentou.
A presidente da Aprhope, Caroline Lima afirmou que esta foi uma edição de sucesso. “Que honra finalizar esse Festival entre pessoas tão engajadas e comprometidas, trazendo a valorização do comércio local, agricultura familiar e a sustentabilidade. A expectativa para o próximo aumenta a cada edição, nossa gratidão a todos os empresários que continuam acreditando nesse trabalho”, comemorou.
Encerrando as falas da noite, o prefeito Gilvan Santos comentou sobre a força dos empreendimentos locais. “Fico muito feliz de saber do potencial desse resultado que aqueceu nossa economia. Parabenizo a vocês, empresários, que deram o melhor para servir seus clientes e nossos visitantes, assim como nossos nativos. Gratidão ao Sebrae por sempre ter um olhar especial nos ajudando a alavancar o potencial turístico da nossa cidade”, destacou.
Em clima de festa, com expectativa para os desafios do ano seguinte, o anúncio do tema do próximo Festival foi feito pela presidente da Aprhope, Caroline Lima, a secretária de Turismo, Iracema Ribeiro e a gestora do Sebrae responsável pelo evento, Taisa Cancela. Como forma de reconhecimento da trajetória de cada estabelecimento, por toda história de duas décadas de Festival, em 2026, o tema será “20 anos de História e Sabor”.
Resultados
Trabalhando o tema “Colhido no Campo, Escolhido na Feira”, os restaurantes conseguiram vender mais de 32 mil pratos ao longo do festival. As iguarias inscritas no festival correspondem a mais de 7.300 do total vendido, com a geração de quase R$ 380 mil com apenas os pratos criados, representando um incremento de 10% nas vendas em relação ao ano passado. Ao todo, o Festival proporcionou aos 61 estabelecimentos mais de R$ 2 milhões em faturamento através da venda dos 32 mil pratos totais do cardápio. Nas redes sociais, o evento conseguiu um alcance de mais de 980 mil perfis no Instagram e 4 milhões de impressões.

Em pesquisa realizada pela comissão organizadora, a avaliação dos empreendedores foi positiva. Ao todo, 91% dos empresários participantes avaliaram como bom ou ótimo e recomendam o evento. Toda a cadeia produtiva envolvida no festival foi beneficiada, inclusive os artesãos que participaram dos eventos de ativação na praça, registrando também um volume de vendas superior a R$ 34 mil, o que possibilitou levar traços culturais de Prado a outras regiões através do artesanato e R$ 12 mil às queijarias artesanais.
Reconhecimento
Durante os preparativos para o festival, foram realizadas mentorias, palestras incentivando a implementação de medidas ecoeficientes e responsáveis de sustentabilidade. Este ano, os organizadores priorizaram fortalecer essas práticas entre os empresários e estabelecimentos participantes, no lugar das premiações diretas aos pratos.
– Destaque sustentabilidade: Japa do beco, Sorriso Baiano, Mangata Gastronomia
– Destaque digital: Sorriso baiano, Banana da Terra e Japa do Beco