4 novembro, 2025
terça-feira, 4 novembro, 2025

Câncer de próstata: atendimento aumenta 32% em homens com até 49 anos

Compartilhe

Logo Agência Brasil

Nos últimos 4 anos, o Brasil registrou um aumento de 32% nos atendimentos a homens com menos de 49 anos em tratamento para câncer de próstata. Em números, saltamos de 2,5 mil atendimentos em 2020 para 3,3 mil em 2024, segundo o Ministério da Saúde.

Embora o câncer de próstata seja mais comum em homens a partir dos 65 anos, a prevenção e o tratamento precoces têm mostrado que cada vez mais jovens estão se cuidando. Entre os atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), a maior parte das intervenções foram quimioterapia, seguida por cirurgias oncológicas e radioterapia.

Segundo o urologista Rafael Ambar, o aumento no número de atendimentos não necessariamente reflete um crescimento nos casos de câncer, mas sim uma maior conscientização dos homens em relação à saúde e o acesso a serviços médicos. A ampliação da assistência à saúde e as campanhas de conscientização têm influenciado esse cenário.

“Os homens mais jovens têm se mostrado mais interessados em cuidar da saúde e realizar acompanhamento urológico. Essa mudança de comportamento é influenciada pela facilidade atual do acesso à informação, aumento da expectativa de vida e desejo de um envelhecimento saudável. Apesar dessa evolução, a conscientização ainda é crucial”, afirma Ambar.

Quando diagnosticada precocemente, a doença apresenta uma taxa de cura de até 90%. Inicialmente, os sintomas podem ser sutis, mas com o avanço da doença, os homens podem experimentar dificuldade para urinar, jato fraco de urina e até dor na pelve. A importância do diagnóstico precoce não pode ser subestimada.

O câncer de próstata é associado ao envelhecimento, predisposição genética, obesidade e estilos de vida nocivos, como o tabagismo. A detecção se dá por meio de exames de sangue (PSA) e toque retal”, explica o especialista.

O ideal é que os homens com histórico familiar do problema comecem o rastreio aos 40 anos, e os demais a partir dos 50. O câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, perdendo apenas para o câncer de pele (não-melanoma), de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca).

Agora, mais do que nunca, é hora de se cuidar. Você já realizou seus exames este ano? Compartilhe suas experiências e dicas nos comentários!

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Veja também

Mais para você