O programa Avançando na Gestão das Micro e Pequenas Empresas do Turismo Brasileiro segue até setembro, com uma série de capacitações.
Prado – Foi buscando inspiração para inovar que Fernando Zocrato, dono de um hotel em Prado, compareceu ao primeiro encontro do Programa Avançando na Gestão de Micro e Pequenas Empresas do Turismo Brasileiro realizado na Costa das Baleias, nesta quinta-feira, 23 de abril, em Prado. “Minha intenção é conhecer novos padrões, discutir melhorias para o turista e, com isso, melhorar meu negócio”, contou.
O encontro aconteceu no auditório da Câmara Municipal do Prado e reuniu 25 empresários dos municípios de Prado, Alcobaça e Caravelas. O programa é realizado pela Confederação Nacional do Turismo em parceria com o Sebrae e a Câmara de Turismo da Costa da Baleias.
Para o gerente regional do Sebrae, Alex Brito, a iniciativa é uma grande oportunidade de desenvolvimento para região. “Com o programa, é possível capacitar os empresários para um mercado ainda mais preparado e fomentar o crescimento do setor”, destacou.
A capacitação, que vai até setembro deste ano, foi apresentada pela coordenadora do programa no estado da Bahia, Eliana Maia, que destacou as tendências na indústria do turismo e a importância da inovação no setor, além das ações agendadas para o local, como palestras, oficinas, consultorias, avaliações e diagnósticos.
Os participantes contaram ainda com a palestra “Chaves para uma gestão eficaz”, com o consultor Jaime Amaral, que explorou aspectos como qualidade, gestão de pessoas, sustentabilidade e formação de preço como pilares para o sucesso.
O presidente da Câmara de Turismo da Costa das Baleias Wander Noronha frisou a integração como ponto forte do evento. “ A troca de experiências é muito valiosa para o fortalecimento do turismo e ajuda a construir uma visão mais ampla”, afirmou.
Patrícia Ferreira, dona de um restaurante em Alcobaça há dois anos, considerou o evento muito produtivo. “Foi apenas o primeiro contato, mas já ajudou muito na reflexão de todos os pontos que precisamos rever na empresa”, concluiu.