InícioMudanças na trama fazem a novela Babilônia disparar audiência, registra o Ibope

Mudanças na trama fazem a novela Babilônia disparar audiência, registra o Ibope

Babilonia[1]

Quem aderiu ao boicote contra Babilônia tem motivo para lamentar: a novela registrou um significativo crescimento de audiência esta semana.

Na quarta-feira (29), a trama marcou média de 29.4 pontos. Esse índice não era alcançado desde o terceiro capítulo, exibido em 18 de março.

Em sua pior fase de audiência, no começo de abril, o folhetim chegou a amargar apenas 20 pontos. Mudanças emergenciais no rumo dos personagens principais reverteram a crise.

As consequências da divulgação do vídeo de Beatriz (Gloria Pires) beijando seu motorista e amante Cristovão (Val Perré) e a tentativa de assassinato de Inês (Adriana Esteves) tiraram a novela da monotonia.

Babilônia é escrita por 10 roteiristas, sendo três autores principais — Gilberto Braga, Ricardo Linhares e João Ximenes Braga — e sete colaboradores. Nos últimos dias, a equipe ganhou novo membro.

Silvio de Abreu, diretor do Núcleo de Dramaturgia Diária da Globo, cuja missão é supervisionar as novelas, colocou a mão na massa.

O experiente autor transformou 12 capítulos em 6, deixando a narrativa mais dinâmica e antecipando vários acontecimentos. Enquanto isso, a equipe seguiu produzindo novos episódios. A ordem é eliminar barrigas (cenas desimportantes, sem contribuição ao enredo) e investir em revelações e reviravoltas a cada semana.

A reedição dos capítulos fez a audiência subir instantaneamente, mas provocou um efeito colateral perigoso: a perda da frente de gravações.

Geralmente as cenas de uma novela são gravadas de 15 a 20 dias antes de irem ao ar. No caso de Babilônia, essa diferença entre a gravação e a exibição caiu para menos de uma semana nos núcleos de personagens que aparecem mais, como no caso de Alice (Sophie Charlotte) e Murilo (Bruno Gagliasso).

Esse aperto no cronograma faz com que os atores tenham menos tempo para estudar e ensaiar o texto, e pode atrapalhar a qualidade da edição dos capítulos, já que tudo precisa ser finalizado às pressas.

Houve melhora em outro aspecto do novelão da Globo: as cenas estão menos escuras. Antes, mal dava para ver a expressão facial dos atores. Porém, em várias sequências, continua o problema da imagem trepidante, feita com câmera na mão.

O telespectador mais sensível pode se sentir no auge de uma crise de labirintite.

Por | Terra

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Piloto grava vídeo dentro de aeronave antes de acidente em GO. Veja

Piloto que morreu em queda de avião agrícola de pequeno porte em Quirinópolis (GO),...

Harry e Meghan Markle deram início ao divórcio? O que se sabe até agora

Especulações sobre um possível divórcio entre o príncipe Harry e Meghan Markle estão movimentando...

Cariúcha se afasta de programa de TV para fazer procedimento estético

Cariúcha vai passar os próximos dias longe do Fofocalizando, no SBT. A informação foi...

Motorista de Aplicativo foi assassinado em Teixeira de Freitas, crime instiga mistério sobre motivação

Mais uma noite marcada pela violência e mistério em Teixeira de Freitas, Alexsandro Silva...

Mais para você