Israel pede à UE para classificar Guarda Revolucionária do Irã como grupo terrorista

Compartilhe

Imagem relacionada

O ministro das Relações Exteriores de Israel, Gideon Sa’ar, acentuou a pressão europeia sobre o Irã ao defender que a Guarda Revolucionária do Irã (IRGC) seja reconhecida como uma organização terrorista pela União Europeia (UE). A declaração foi feita em encontro com o ministro do Interior da Alemanha, Alexander Dobrindt, durante uma visita oficial a Israel.

Pressão Diplomática e Segurança Regional

Sa’ar usou suas redes sociais para destacar que Dobrindt assinará uma declaração conjunta com Israel, que reforça a colaboração nas áreas de segurança e cibersegurança, além de combater o antissemitismo. Na mesma mensagem, ele enfatizou a urgência de uma mudança na postura da UE em relação ao Irã, reiterando que “agora é o momento de designar a IRGC como uma organização terrorista”. Para Sa’ar, a Alemanha sempre teve uma posição clara sobre este tema, que se torna ainda mais relevante dado o clima de tensão que envolve a região.

Além disso, a situação é agravada por crescentes protestos antigovernamentais no Irã, levando Israel a um estado de alerta máximo. Recentemente, o presidente dos EUA, Donald Trump, recebeu opções estratégicas para uma possível ação militar contra o Irã, mas ainda não decidiu o caminho a seguir.

Tensão Regional em Ascensão

Neste cenário, se uma ação decidida for realizada, pode acentuar ainda mais as hostilidades entre Estados Unidos e Irã, colocando Israel em uma posição delicada. A colaboração expressa entre Israel e Alemanha pode ser vista como um passo crucial na criação de um bloco unificado contra o que ambos consideram uma ameaça crescente.

Imagem adicional

Os desdobramentos dessa conversa histórica têm o potencial de moldar o futuro das relações internacionais no Oriente Médio. O que você pensa sobre essa intensificação das tensões? Compartilhe sua opinião nos comentários!

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Veja também

Mais para você