Você sente cócegas? Tem gente que sente cócegas e dá risada. Outras pessoas sentem cócegas, se incomodam e reclamam. O Bem Estar falou sobre essas reações incontroláveis. Para falar sobre isso, conversamos com o consultor e ginecologista José Bento e o neurologista Renato Anghinah.
Sentir cócegas é uma reação primitiva de defesa. Assim como os animais, nós reagimos instintivamente tentando nos livrar daquilo. Nosso corpo tem terminações nervosas que são receptores de sensibilidade e dor. Esta via por onde percebemos a dor é a mesma via das cócegas e arrepio!
E o arrepio? Ele é uma defesa do corpo a algo considerado perigoso ou nocivo. É uma resposta neurológica do sistema nervoso autônomo a um estímulo físico ou sensorial e está relacionado a alguma experiência desconfortável, como a unha passando nas costas, o barulho do motorzinho do dentista, o giz riscando a lousa, o filme de terror.
Tem também o arrepio causado pelo frio. Esse é uma reação de proteção a uma agressão térmica. Mas atenção: se o arrepio vem acompanhado de febre e tremedeira, pode ser um alerta de infecção se espalhando pela corrente sanguínea!
O arrepio também pode ser uma sensação erótica, lembra o doutor José Bento. O corpo tem mais de 400 zonas erógenas que, ao serem tocadas causam excitação. O arrepio pode ser uma reação de defesa, mas a excitação vai depender de como o cérebro interpreta o estímulo.
Por | G1