Comparações sempre são realizadas no âmbito político para tomadas de decisões, no entanto os discursos são iguais em qualquer esfera do poder.
Os discursos sempre carregam o bordão “Queremos o melhor para o povo”, assim a Presidente Dilma conseguiu conquistar a reeleição garantindo que o país passaria por melhores mudanças e que benefícios seriam ampliados. Contrário à realidade dos brasileiros, que assumem cada dia a postura de cortar e diminuir consumo, para fechar seu orçamento e não comprometer sua renda. Para a educação nacional o governo cortou próximo de 20%.
No entanto no município de Itamaraju, os discursos dos legisladores mostram o contrário de suas ações. Para conquistar a presidência, o edil ágil similar a representante do país.
Em seu discurso garantiu que mudanças e corte de apadrinhados seriam efetuados para garantir uma melhor gerencia em favor do povo e até mesmo para criar leis fortes para esta comunidade.
Diante de dados fornecidos pelo TCM-BA, algo que qualquer baiano e itamarajuense poderá acessar na ferramenta postado no portal da entidade, através do endereço http://www.tcm.ba.gov.br/index.php/portal-da-cidadania/pessoal/, podemos notar um acréscimo dos gastos promovidos pelo atual presidente da casa.
Horários foram modificados, questionamentos levantados, mas durante o mês de agosto apenas duas sessões foram promovidas. No entanto, a população não sabe se os salários dos vereadores faltosos no final do mês sofrem alterações, como o de qualquer trabalhador comum, seriam descontados.
Em comparação com exercícios de 2014 e 2015, os gastos cresceram na folha de pagamento em torno de R$ 100 mil reais, apenas nos primeiros 7 meses. Por legalidade, os aumentos salariais devem seguir critérios. Onde acima de tudo, o país vivência uma crise, sendo moral a diminuição de gastos e nunca o oposto.
Ressaltando ainda que várias empresas foram contratadas, para somar mão de obras e prestação de serviço. Onde caberia a possibilidade de um concurso público. Uma dessas empresas foi contratada por valor aproximado de R$ 100 mil reais, para prestar consultoria.
Os parlamentares em todas as sessões, apontam problemas que toda a sociedade conhece, porém nunca mostram estudos ou leis que possam resolver parte desta demanda. E sim, direcionam o problema para a gestão municipal posicionando a favor do povo, mas na verdade nos bastidores cobram favores da mesma gestão que acusam.
Atualmente a casa parlamentar divide-se em duas bancadas, onde uma sempre faz menção a uma certa amizade com grandes políticos e proximidade com o poder, porém não projeta leis, emendas ou buscam programas, mediante aos aliados para garantir um crescimento social, econômico ou político para o município, apenas evidenciam que estiveram com uma autoridade, ou que fizeram selfies com um político. Já a outra parte defende seus interesses, olhando sempre para seu próprio umbigo.
Nesta quarta-feira (26), mais um órgão público e com relevantes serviços oferecidos, abandonou o município. Uma segunda entidade também cogita a possibilidade de destinar para o distrito do Prado. E os representantes que deveriam estar a disposição do povo, mau comparecem as sessões e nem se quer visitam as comunidades, como foi dito que seriam realizadas sessões itinerantes.
A Câmara Municipal de Itamaraju deveria tomar como exemplo, o município de Teixeira de Freitas, que recentemente lançou uma campanha de gestão em combate ao desperdício e o uso desnecessário de alguns produtos e serviços utilizados no cotidiano da Administração Pública.