A semana da Pátria, que antecede a Independência do Brasil no próximo dia (07), começou bem agitada. Dezenas de ciclistas ocuparam a Câmara de Vereadores do município de Itamaraju na noite desta terça-feira (1ª) para defender a segurança e educação no trânsito.
O protesto iniciou nas primeiras horas da noite na Praça Castelo Branco, em frente ao Fórum e os ciclistas pedalaram pelas principais avenidas até a Sede da Câmara onde representantes entregaram a proposta aos edis.
De acordo com os organizadores, o ato teve como objetivo sensibilizar a população e as autoridades do município para que seja dada uma atenção maior para a segurança e educação no trânsito, conscientizando a todos sobre a importância de um trânsito mais saudável e seguro. Na qual os parlamentares fiquem a favor dessas deliberações, enviando propostas que devem ser discutidas com a comunidade.
Como o trânsito do município é de competência do executivo, e diversas indicações já foram propostas para a construção de ciclovias em alguns trechos da cidade, respeitando os limites os ciclistas mostraram que tem pressa e pedem uma solução.
“Não é preciso que mais um pai de família vire estatística de acidente de transito para que possamos cobrar o que é de direito nosso. Estamos apenas solicitando das autoridades, mais dignidade em nossos passeios ciclísticos com mais segurança”, destacou um ciclista ao falar sobre o acidente de um colega ocorrido no último sábado (29).
O ciclista Ademilton ficou gravemente ferido após ser atropelado por um veículo num trecho entre os bairros primavera e Liberdade. O acusado evadiu-se do local sem deixar pistas. Ademilton se encontra hospitalizado na UTI, na cidade de Teixeira de Freitas, e seu quadro de saúde inspira cuidados.
Familiares da vítima estiveram presentes no ato e um representante da família ainda falou na tribuna sobre o momento difícil que estão enfrentando.
“Estamos sentindo na pele o que a falta de planejamento, de educação e promoção de segurança no trânsito tem trazido para nossas vidas nos últimos dias. Meu tio Ademilton tem lutado arduamente por sua vida. Temos pedido a Deus por sua recuperação dia após dia. Clamamos por uma cidade melhor, onde nossos representantes não façam discursos enfeitados, com palavras bonitas. E sim, lutem pelo bem estar do povo, por quem de fato o elegeu como representante. O trânsito do município têm sido um caos para os dirigem, para os que andam, para os que pedalam e isso não pode passar despercebido. Todos nós merecemos respeito”, destacou Gabriel Xavier, sobrinho de Ademilton.
Os vereadores ouviram atentamente as reivindicações dos ciclistas e após receberem suas assinaturas, estarão formando comissões para que possam promover discussões sobre o assunto. Os edis ainda solicitaram da presidência da casa, para que seja realizada uma Conferencia Municipal do trânsito com todos os órgãos responsáveis, juntamente com a comunidade.
Durante a sessão os vereadores ainda votaram indicações, requerimentos e nota de pesar. A próxima sessão esta marcada para terça-feira (08).