O ministro das Relações Exteriores do Irã, Abbas Araqchi, anunciou que o Estreito de Ormuz deverá voltar à sua capacidade normal em um mês, após a remoção de obstáculos. Ele enfatizou que a interferência externa pode complicar a situação atual. Araqchi falou sobre sua visita ao Iraque, que foi sua primeira após a guerra promovida por Estados Unidos e Israel, destacando a importância do apoio iraquiano.
Durante uma coletiva em Bagdá, Araqchi expressou gratidão pela postura do Iraque em condenar os ataques aos iranianos, conforme reportou a agência Tasnim. Ele também abordou a tensão atual após o presidente dos EUA, Donald Trump, anunciar o retorno de ataques na região, ameaçando diretamente o Irã. Em resposta, a Guarda Revolucionária iraniana confirmou ataques contra alvos dos EUA no Kuwait e Bahrein, defendendo a soberania do país.
Araqchi detalhou que sua visita teve três principais objetivos: agradecer ao Iraque pelo apoio contínuo, parabenizar o novo governo e organizar as cerimônias fúnebres do falecido Aiatolá Seyed Ali Khamenei nas cidades sagradas do país. Ele observou que vários grupos iraquianos demonstraram interesse em participar dessas cerimônias.
Além disso, o ministro reafirmou que o Irã mantém controle total sobre a região do Estreito de Ormuz. Ele informou seu colega iraquiano sobre os desdobramentos da guerra imposta ao Irã e as recentes situações referentes ao acordo firmado com os EUA. Araqchi finalizou reiterando a importância de estabilizar as condições no estreito para garantir a segurança marítima da região.
E você, o que pensa sobre os eventos recentes no Oriente Médio? Sinta-se à vontade para compartilhar suas opiniões e comentários. Sua voz é importante!