A greve dos bancários ganhou força no extremo sul baiano, de acordo com o direção do Sindibancários, que representa a categoria na região. Nesta sexta-feira (09), quarto dia de paralisação, os bancários cruzaram os braços em mais quatro agências – Banco do Brasil (Guaratinga) e Bradesco (Itabatã, Itabela e Mucuri).
Balanço do sindicato aponta que 56 dos 62 estabelecimentos bancários do extremo sul estão fechados, o que totaliza um índice de adesão de mais de 95% na base sindical.
“Sem negociações marcadas, a greve vai continuar firme a partir da próxima terça-feira para pressionar contra a intransigência dos banqueiros”, ressalta Carlos Eduardo Coimbra, coordenador geral do sindicato.
Dirigentes do Sindibancários mobilizam os bancários da região, dialogando sobre o andamento da greve, e em frente às agências bancárias orientam clientes e usuários de bancos sobre as reivindicações dos trabalhadores.
“O nosso diálogo com as pessoas é para informar que a nossa luta não é somente em defesa de reajuste de salários. Queremos também melhores condições de trabalho e diminuir o tempo de atendimento nas agências”, lembra o dirigente.
Quadro de greve atualizado
Confira a relação das agências fechadas no extremo sul:
Banco do Brasil (17 agências) – Alcobaça, Arraial D’Ajuda (Porto Seguro), Belmonte, Caravelas, Eunápolis, Guaratinga, Itabela, Itamaraju, Itanhém, Medeiros Neto, Mucuri, Porto Seguro, Posto da Mata (Nova Viçosa), Prado, Santa Cruz Cabrália e Teixeira de Freitas (Centro e Presidente Getúlio Vargas);
Bradesco (13 agências) – Alcobaça, Eunápolis, Itabatã (Mucuri), Itabela, Itamaraju, Medeiros Neto, Mucuri, Porto Seguro, Prado, Santa Cruz Cabrália, Teixeira de Freitas (Centro e Mercado de Caravelas e Trancoso (Porto Seguro);
Caixa (14 agências) – Alcobaça, Belmonte, Eunápolis (Centro e Costa Do Descobrimento), Itabela, Itamaraju, Medeiros Neto, Itabatã (Mucuri), Porto Seguro, Posto da Mata (Nova Viçosa), Prado, Santa Cruz Cabrália e Teixeira de Freitas (Centro e 9 De Maio);
BNB (05 agências) – Eunápolis, Itamaraju, Medeiros Neto, Porto Seguro e Teixeira de Freitas;
HSBC (03 agências) – Eunápolis, Porto Seguro e Teixeira de Freitas;
Itaú (04 agências e 01 PAB) – Eunápolis, Porto Seguro e Teixeira de Freitas (Centro 1 e Centro 2).
Por Domingos Oliveira (Sindibancários Extremo Sul\Contraf-CUT)