Neste sábado dia 10 de outubro comemora-se mundialmente o Dia da Saúde Mental. Esta data foi instituída para chamar a atenção pública para a questão da saúde mental no mundo e conscientizar que os transtornos mentais podem ser um problema comum a todos os povos, ultrapassando barreiras étnicas, culturais, políticas ou socioeconômicas.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), os transtornos mentais atingem cerca de 700 milhões de pessoas no mundo, representando cerca de 13% do total de todas as doenças, mas na maioria das vezes passam despercebidos enquanto não chegam a um estágio mais avançado.
Com o intuito de promover ações de conscientização e de promover a reinserção social dos seus usuários, o CAPS de Itamaraju promoveu nessa semana uma grade de atividades voltadas para a comemoração do Dia Mundial da Saúde Mental, que propiciaram além de informações, orientações e acompanhamento, proporcionaram também momentos de lazer, diversão, inclusão social e elevação da autoestima dos usuários do serviço.
Dentre as atividades mais esperadas pelos usuários, podemos citar o 8º Show de Talentos, que ocorreu nesta quarta-feira (07), no salão de eventos do Centro dos Idosos, onde os usuários cantaram com muita emoção e alegria no show de calouros, além do desfile de modas e concurso de dança.
O Show de Talentos faz parte de um projeto executado há 08 anos pelo Oficineiro de Música do CAPS, Jadilson Gomes, e contou com a presença dos familiares dos usuários, alunos e professores do curso de enfermagem da Facisa, representante de entidades e convidados em geral.
Dando continuidade aos eventos, na quinta-feira (08), foi proporcionado aos usuários um passeio à praia de Prado, levando uma grande alegria e descontração a todos que desfrutaram desta atividade.
E para encerrar as atividades da semana, o CAPS organizou uma linda festa infantil, comemorativa do dia das crianças, com muitas atividades recreativas para as crianças filhos e familiares dos usuários, com o tema: “A inclusão social trabalhada desde a infância”, onde foram distribuídos muitos doces, lanches, brinquedos, encerrando com uma grande doação de roupas e sapatos usados para todos os usuários e familiares.
Os eventos foram organizados pela Coordenação e Equipe do CAPS que não mediram esforços pra que toda a programação tivesse sucesso e proporcionasse um mínimo de alegria e humanização aos usuários. Durante todas as atividades realizadas, a instituição contou com o apoio da Prefeitura Municipal e da Secretaria Municipal de Saúde, além dos parceiros Luiz Mário, Bete Confecções, Alinhauto pneus, Posto Real Center, dentre outros, que ajudaram a abrilhantar o evento com suas doações.
Por | Ascom