Mais de sete mil candidatos a dirigentes escolares da rede estadual realizam no próximo domingo (15), às 14h, no município por eles escolhidos, a prova de certificação que habilita professores e coordenadores pedagógicos à gestão escolar. Essa é a primeira etapa no processo de eleição de dirigentes escolares, que acontece no dia 10 de dezembro em todas as 1.369 escolas da rede estadual.
A prova de certificação é uma exigência legal, estabelecida pelo Estatuto do Magistério do Estado da Bahia, como forma de avaliar os conhecimentos do candidato sobre a função que está pleiteando. Os locais estão disponíveis no site do Centro de Seleção e de Promoção de Eventos (Cespe), responsável pela aplicação.
Além de avaliar, a certificação qualifica o candidato para a função de gestor escolar. “Esse processo nos possibilita ver o perfil do nosso candidato a gestor, de como está sua base teórica para a prática após a eleição”, explica o superintendente de Gestão da Informação Educacional da Secretaria da Educação do Estado, José Sérgio Carvalho.
Por | Ascom