Um vídeo circula nas redes sociais com imagens de uma mulher jovem, que teve seu bebê na porta do Hospital Regional de Eunápolis, gravadas na noite de sexta-feira (13), por uma pessoa que presenciou a cena.
Nas imagens, é possível ver várias pessoas indignadas com a falta de atendimento médico. Populares reclamam “que médicos e enfermeiros estariam assistindo a uma partida de futebol entre Brasil e Argentina”.
Minutos depois, sob protestos do pai do bebê, uma técnica de enfermagem entra no veículo e ajuda no nascimento.
Outro lado
A respeito do assunto, a diretora do hospital, Círia de Sales Padilha, se pronunciou por meio de uma Nota Técnica, onde afirma que “a mãe só chegou ao local, conduzida pelo marido, três horas após o início do trabalho de parto”.
De acordo com a diretora, “o obstetra estaria realizando outro parto naquele momento”.
Mulher chegou já em trabalho de parto; Bebê nasceu dentro do carro
Ainda na nota, a diretoria do hospital explica que após o parto a paciente foi encaminhada ao centro cirúrgico para limpeza da cavidade uterina e retirada total da placenta. A mãe e o recém-nascido passam bem e tiveram alta no domingo, 15.
Segundo a diretora, em casos como este, de mãe multigesta [a mulher estava na sexta gravidez] o parto costuma evoluir com maior rapidez e, como já se encontrava em período expulsivo ela não foi retirada do carro a fim de evitar uma queda, por exemplo. “Por causa disso, a técnica de enfermagem entrou no veículo para ajudar a concluir o nascimento do bebê”, explica a médica Círia Padilha.
Sob protestos do pai do bebê (camisa rosa), técnica de enfermagem entra no veículo e ajuda no nascimento
A nota diz ainda que “o parto vaginal”, que ocorre em domicílios, vias públicas ou no trânsito, não é incomum e que existe, inclusive, treinamento para essas emergências, sendo que, após o nascimento, mãe e filho devem ser encaminhados ao atendimento médico pediátrico, avaliação materna para averiguar possíveis ferimentos [lacerações] do canal do parto; cuidados com os olhos do bebê, para prevenção de infecções, através da aplicação do colírio de nitrato de prata e observação médica.
Por | Radar64
Foto rede social