A Bosch lança um sistema que aciona eletronicamente a embreagem. Batizado de electronic Clutch System (e-Clutch) a tecnologia proporciona segundo o fabricante uma economia de até 5% de combustível no uso misto cidade/estrada.
De acordo com a Bosch o acionamento da embreagem é feito eletronicamente, mas a troca de marcha é feita manualmente pelo motorista. O e-Clutch conta características de conforto similares à de um câmbio automático, como o Stop&Go (anda e para em situações de tráfego intenso), Hill Assistance (saída em rampa) e o Park Assistance (assistente de estacionamento que possibilita engatar a primeira marcha e a ré sem pisar na embreagem).
A economia de combustível é possível pela função Idle Coasting (embreagem desacoplada), que entra em operação quando o usuário retira o pé do acelerador. A ação faz com que a embreagem desacople o motor da transmissão (porém a marcha permanece engatada). Isso permite aproveitar ao máximo a energia de movimento do veículo e reduzir o consumo de combustível.
Quando o motorista pisa no freio ou no acelerador a embreagem é reacoplada automaticamente. Um software é o responsável por monitorar todas as variáveis do motor e da transmissão.
A Bosch estima que a tecnologia e-Clutch chegue ao mercado em até dois anos, pois, o sistema pode ser adequado às plataformas dos veículos já existentes. A marca ressalta que o e-Clutch deve ser um dispositivo original de fábrica, pois não é possível instalar o sistema de acionamento eletrônico da embreagem no mercado de reposição.
Fotos | Bosch – Divulgação