InícioIPAC inicia plantio de 250 árvores nesta terça-feira (20)

IPAC inicia plantio de 250 árvores nesta terça-feira (20)

A partir de terça-feira, dia 20, o Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC) inicia o plantio de 250 mudas de árvores nos museus estaduais e áreas públicas sob sua responsabilidade. Os serviços começam com o plantio de 20 palmeiras imperiais no Passeio Público, localizado no Campo Grande, em Salvador, depois 30 mudas de bambu adulto para o Palacete das Artes, no bairro da Graça e, finalmente, 200 árvores frutíferas para o Parque Histórico Castro Alves, no município de Cabaceiras do Paraguaçu, localizado às margens do rio.

 itamaraju-in-arvores2

A iniciativa integra a programação da Primavera de Museus, evento nacional que acontece há 10 anos, coordenado pelo Instituto Brasileiro de Museus do Ministério da Cultura, até o dia 25 de setembro, em todo o país. Na Bahia, as atividades seguem até o término da estação da primavera, em 21 de dezembro. Além de coordenar ações de proteção dos bens culturais materiais e imateriais no estado, obras em edificações e restaurações de obras de arte, o IPAC é responsável pela política pública dos museus baianos e administra os principais equipamentos museológicos. Em Salvador, Palacete das Artes (Graça), Museu de Arte Moderna (Avenida Contorno), Solar Ferrão (Pelourinho) e Museu de Arte da Bahia (Corredor da Vitória), são alguns deles. No interior, o Parque Castro Alves, antiga fazenda onde o poeta nasceu (1847), o Museu do Recolhimento (Santo Amaro) e Museu do Recôncavo (Candeias). (www.ipac.ba.gov.br/museus e assista: https://goo.gl/HriC4J).

DOAÇÃO“Nas áreas do IPAC, como o Passeio Público, temos jardins e áreas verdes que passam por intensa manutenção botânica, com podas, replantio de plantas e árvores”, explica o diretor geral do Instituto, João Carlos de Oliveira. Árvores de grande porte como ficus elásticos, cajazeiras, gameleiras, mangueiras, palmeiras imperiais, jaqueiras e oitis, além de trepadeiras, gramíneas, bougainvilles, palmeiras leque-de-fiji, livistonia e fênix, integram o acervo floral sob a responsabilidade do IPAC. Angelim, sumaúma, amendoeira, pau-ferro, cariota e mangueiras também estão presentes nessas áreas. “As palmeiras imperiais do Passeio foram plantadas em 1859, quando da visita de Dom Pedro II à Salvador. O Passeio foi criado como horto botânico, em 1810, e temos que respeitar a história desse local, por isso o investimento”, diz o diretor do IPAC.

itamaraju-in-arvores

Já as 250 mudas de árvores da Primavera de Museus estão sendo viabilizadas através de parceria entre a Associação Baiana das Empresas de Base Florestal (ABAF), a Caetá Ambiental e o IPAC. O diretor executivo da ABAF, Wilson Andrade, o diretor do IPAC e o diretor da Caetá, Luiz Garcez, já tinham visitado o Passeio em julho, recebidos por Ana Liberato, diretora de Museus do Instituto que também administra o espaço. Além da articulação, a ABAF participa com know-how de plantios florestais. “A proposta é conseguir bom resultado estético e com durabilidade”, afirma Wilson Andrade. “Estamos valorizando não só o Passeio, como também outros locais do IPAC”, completa Luiz Garcez.

Mais informações sobre projetos e eventos no Passeio, na Dimus/IPAC, via telefones (71) 3117-6447 e 3117-6445. Dados sobre de jardinagem no IPAC via telefones (71) 3116-6731 e 3116-6726 e endereço[email protected]. Acesse: www.ipac.ba.gov.br, facebook ‘Ipacba Patrimônio’, twitter ‘@ipac_ba’ e instagram ‘@ipac.patrimonio’.

Assessoria de Comunicação – IPAC

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

O que os líderes mundiais faziam antes da política

Em 2023, Luiz Inácio Lula da Silva iniciou o seu terceiro mandato como presidente...

Será que você espera demais dos seus amigos?

Amizades são maravilhosas, mas também podem ser complicadas. Duas pessoas podem ter expectativas muito...

Pobreza acelera envelhecimento do Cérebro, revela estudo da USP

Uma pesquisa recente indica que a pobreza pode ter um efeito acelerador no envelhecimento...

Influenciadora morre ao ser arrastada por enxurrada em Minas; 13 cidades estão em emergência

A influenciadora Jeniffer Soares Martins, de 28 anos, conhecida nas redes sociais como Jhei...

Mais para você