Ao longo de seus nove anos de produção, o Punto teve altos e baixos no mercado nacional. Em 2007, com apenas alguns meses de mercado, o hatch emplacou 3.756 unidades. No seguinte, foram comercializadas 38.571 unidades. O melhor ano do Punto no mercado nacional, foi em 2012 quando emplacou 42.361 unidades. Já em 2016, o modelo emplacou apenas 7.709 unidades no Brasil. Confira em nossa infografia o desempenho de vendas do Punto ao longo de seus nove anos de mercado.
Quando foi lançado, o Punto chegou ao mercado nas versões Punto 1.4, ELX 1.4, HLX 1.8, Sporting 1.8, em 2009 veio à opção 1.4 T-Jet. O propulsor 1.4 era da família Fire e o 1.8 era o motor Powertrain, fruto da parceira com a Chevrolet.
Já em 2010, o hatch ganhou os novos motores E.torQ. Na época, o Punto era comercializado nas versões Attractive 1.4, Essence 1.6 16V, Essence 1.8 16V, Essence 1.8 16V Dualogic, Sporting 1.8 16V, Sporting 1.8 16V Dualogic e T-Jet.
Em 2012, em seu melhor momento no Brasil, o Punto foi reestilizado. As mudanças eram os novos para-choques dianteiro e traseiro, além do interior todo remodelado. As versões eram Attractive 1.4, Essence 1.6, Essence 1.6, Sporting 1.8 e 1.4 T-Jet.
A linha 2012 era equipada com os motores 1.6 16V E.torQ, 1.8 16V E.torQ e 1.4 16V Turbo, que já fazem parte da linha atual, e agora passa a incorporar o moderno motor Fire EVO 1.4 em sua linha 2013.
Já na linha 2017, o compacto perdeu a versão esportiva 1.4 T-jet. Em sua despedida o compacto era comercializado nas versões: Punto Attractive 1.4, Punto Essence 1.6, Punto Essence Dualogic 1.6, Punto Blackmotion 1.8 e Punto Blackmotion Dualogic 1.8. Os preços, que não tiveram reajustes neste mês são de R$ 53.310 para opção de entrada Attractive e R$ 69.680 para a topo de linha Blackmotion Dualogic.
Consultada, a Fiat apenas confirma que Linea, Bravo, Idea e Freemont estão descontinuados. “Os demais carros estão em produção, normalmente, para atender à demanda atual do mercado”, afirma o fabricante.
Fotos | Fiat divulgação