Aconteceu nesta manhã (15), um arraia no PSF 9, localizado no Bairro São Bráz, que foi uma confraternização com pacientes e a equipe do Programa de Saúde da Família. A programação contou com palestras, danças típicas e um café comunitário.
Através de eventos e diversão com atividades extras, os funcionários proporciona bons momentos aos pacientes que muitos ali sofrem por serem hipertensos e diabéticos, como é o caso da senhora Joana Amorin que é hipertensa “Sempre sou bem atendida, além de ser paciente sou amiga de todos”, disse.
O objetivo dos PSFs além de tratar esses pacientes é trazer essas pessoas de volta a sociedade e melhorar a qualidade de vida “ Acima de tudo nos importamos com o bem estar de cada um que aqui atendemos”, afirmou Fabiana Depizzol médica do PSF 9.
Todos que compareceram a festa foram animados e provaram deliciosas comidas típicas, o espaço ficou cheio de idosos, bem como de adultos, jovens e crianças, o “Arraiá do PSF 9” foi uma forma de descontração e uma novidade, sendo o primeiro de muitos que ainda virão.
Os profissionais envolvidos no atendimento destas famílias cadastradas prestam atendimento buscando a prevenção de doenças realizando consultas, tratamentos, vacinação, pré-natal e outras atenções que visem à manutenção da saúde das famílias cobertas pelo programa. “Atendemos diariamente cerca de 60 pacientes. As consultas para hipertenso é realizada toda segunda-feira por ordem de chegada”, disse Lilian Cruz coordenadora do PSF 9.
A equipe é composta por vários profissionais de saúde, sendo o médico, odontólogo enfermeiro, auxiliares de enfermagem, agentes comunitários de saúde.
“Em âmbito municipal, temos alcançado bons resultados, e o gestor se empenha na manutenção da operacionalização do programa e estamos buscando melhorar ainda mais, com isso a população é beneficiada”, concluiu Heron Amaral secretário de saúde.
O arraia contou com o apoio da Prefeitura Municipal em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde.
Por / ASCOM