InícioITAMARAJU | Ocupantes de área industrial negam mapeamento do CONDER

ITAMARAJU | Ocupantes de área industrial negam mapeamento do CONDER

  

A ocupação da área destinada à industrial no município de Itamaraju teve um novo capítulo na manhã da última segunda-feira (10), após manifestantes não permitirem o acesso de funcionários governamentais para a realização de mapeamento das moradias.

Numa reunião ocorrida no final do mês de junho com representantes da casa militar (governo estadual), onde ficou determinada a criação de uma comissão que faria o cadastramento dos moradores e assim direcionar as famílias para projetos de moradia social.

No entanto, os representantes do governo, através da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (CONDER), estiveram no local para realizar rotinas de mapeamento. Mas foram impedidos de acessar a área ocupada, devido os líderes do movimento alegarem que nenhuma comissão foi formulada e os responsáveis pelo cadastramento social (assistentes sociais do município), não compunha a equipe de visitantes.

Um bloqueio com dezenas de pessoas foi formado no acesso principal da área, criando uma corrente humana.

Militares da 43ª CIPM estiveram promovendo a segurança da equipe do CONDER, que chegaram ouvir questionamentos e anseio de ocupantes.

O movimento chegou a relatar que pouco mais de 400 pessoas estavam presentes para a realização do cadastro de moradias. Porém os representantes do CONDER estariam para mapear as moradias, sendo assim ignorada a sua entrada.

Após impedir a entrada do CONDER, alguns dos membros da ocupação destinaram até a comarca local, acompanhados de uma advogada para relatar ao judiciário sobre a situação.

A área destinada ao distrito industrial e ocupada pelo grupo, recentemente foi reivindicada pela administração municipal na tentativa de instalar fábricas e assim mobilizar investimentos para a região.

A disputada dos ocupantes, tenta garantir moradia para as famílias que realizaram investimentos e iniciaram construções improvisadas.

Nos próximos dias novas ações tanto do poder público municipal, quanto dos manifestantes devem ocorrer no local.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Centenas de manifestantes fazem ato em Madri contra fascismo

Protesto coincide com a convenção conservadora “Europa Viva 24”, organizada pelo partido de direita...

Murilo Huff homenageia Camila Moura em show: “Exemplo de superação”

Na noite de sábado (18/5), Murilo Huff convidou Camila Moura para subir ao palco...

Em entrevista, Pimenta ressalta “agilidade” para repor casas no RS

O ministro da secretaria de Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul, Paulo...

Percepções sobre espírito do tempo (por Gaudêncio Torquato)

Interpretar o espírito do tempo é tentar jogar o pensamento para um horizonte mais...

Mais para você