InícioSTF julga nesta quinta restrição à doação de sangue por homens gays

STF julga nesta quinta restrição à doação de sangue por homens gays

O Supremo Tribunal Federal deve julgar nesta quinta-feira (19) a constitucionalidade da portaria do Ministério da Saúde que impede a doação de sangue por homens gays. De acordo com as regras vigentes, essa parcela da população só pode doar sangue se estiver há 12 meses sem relações sexuais. A ação direta de inconstitucionalidade foi apresentada em 2016 pelo PSB.

O advogado Rafael Carneiro, que fará a sustentação oral no STF, informou que o objetivo é acabar com os “ranços discriminatórios” ainda presentes no ordenamento jurídico brasileiro e que promovem a exclusão social de homossexuais.

“A norma já proíbe a doação de pessoas ‘promíscuas’, que têm mais de um parceiro, que não usam preservativo ou que usam drogas”, pontuou em entrevista ao G1. Na ação, os advogados ressaltam que a proibição gera um impacto negativo de 19 milhões de litros anuais de sangue. O Ministério da Saúde defende que a norma segue recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e se baseia na “proteção dos receptores” e no “perfil epidemiológico dos grupos e situações”.

Fonte | Bahianoticias

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Arcane: saiba tudo o que rolou na 1ª temporada para assistir online à segunda

A série Arcane estreou no final de 2021, e conquista fãs até os dias...

PCGO prende ladrões que invadiram banco do Entorno do DF pela janela

Foram presos os suspeitos de terem invadido uma agência bancária de Luziânia (GO), no...

Datafolha: 62% dos brasileiros rejeitam anistia aos golpistas do 8 de Janeiro

Pesquisa Datafolha divulgada nesta quarta-feira, 18, mostra que 62% dos brasileiros rejeitam uma eventual...

Mais para você