InícioTIM libera chamadas de voz sem consumo no WhatsApp

TIM libera chamadas de voz sem consumo no WhatsApp

Os consumidores reclamaram e o aumento no preço da gasolina chamou a atenção também da Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-BA), informou o superintendente do órgão na Bahia, Filipe Vieira. Em entrevista ao CORREIO, nesta quinta-feira (3), ele explicou que a instituição precisa ser provocada, e, ante isso, promete providências para verificar se os postos apresentam irregularidades.

“O consumidor pode fazer uma denúncia por meio do Procon-BA mobile (aplicativo do órgão) ou pelo e-mail [email protected]. A partir do volume de denúncias, o órgão pode informar a situação ao Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica)”, afirmou.

Vieira disse ainda que o Procon não tem a função de estabelecer preço final; o objetivo é fiscalizar possíveis irregularidades no preço e na qualidade do produto.

“A função prioritária do Procon não é ver o preço cobrado, mas sim como é cobrado”, indicou ele, ao ser questionado sobre a possível formação de cartel entre os donos de postos.

“Com informações dos consumidores, eu poderia representar ou mandar um ofício para pedir a atuação do MP (Ministério Público), da ANP (Agência Nacional de Petróleo) ou Cade. É algo que pode acontecer”, completou.

O superintendente anunciou também que, após as reclamações de consumidores em ocasiões anteriores, o Procon já informou ao Cade, o qual tem a função de regular a situação.

Aumento abusivo
Nos próximos dias, o órgão de defesa do consumidor prevê uma atuação conjunta com outras instituições, como Delegacia do Consumidor, ANP e Ibametro, para investigar as possíveis violações de preço do produto, como aumento abusivo, a qualidade da gasolina, a precisão da bomba de gasolina e até as lojas de conveniência dos postos.

As multas em caso de irregularidades podem variar de R$ 600 a R$ 6 milhões, ainda de acordo com o Procon.

Fonte | Correio24horas

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Paraná Pesquisas: 61% acham que podem ser punidos por falar e escrever

Pesquisa divulgada nesta terça-feira (7/5) revela que 61% dos brasileiros consideram que podem ser...

Cascão, da ‘Turma da Mônica’, quebra tabu e entra na água para ajudar o RS; entenda

A Turma da Mônica, criada pelo cartunista Mauricio de Sousa, em 1970,  tem inúmeros...

Cármen Lucia diz que tem medo de ‘coronelismo’ nas redes sociais

Durante evento realizado pela Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo) em parceria com a...

Mais para você