InícioMuseu Nacional fica completamente destruído após incêndio

Museu Nacional fica completamente destruído após incêndio

Ainda não há informações sobre as causas do fogo; ninguém se feriu. Instituição que completou 200 anos em 2018 tem acervo de 20 milhões de itens.

RESUMO
Um incêndio destruiu o Museu Nacional, na Zona Norte do Rio, e destruiu parte da história do país.
O fogo foi controlado na madrugada desta segunda. Segundo os bombeiros, praticamente tudo foi destruído. Equipes conseguiram recuperar itens da parte de botânica e alguns documentos.
O Museu Nacional tinha acervo de mais de 20 milhões de itens. Entre eles, o crânio de Luzia, fóssil mais antigo das Américas e tesouro arqueológico nacional.
O incêndio começou por volta das 19h30 deste domingo (2). Boa parte da estrutura do prédio era de madeira, e o acervo tinha muito material inflamável.
O fogo se espalhou rapidamente. Segundo a assessoria de imprensa do museu e o Corpo de Bombeiros, não houve feridos.

Diretor do Museu Nacional, Alexandre Kellner, volta ao local do incêndio. Ele passou parte da noite acompanhando o trabalho dos bombeiros.

O ministro da Cultura, Sérgio Sá Leitão, e a presidente do Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Kátia Bogéa, estão a caminho do Rio de Janeiro para acompanhar o trabalho de rescaldo da estrutura do Museu Nacional.

Na manhã seguinte a destruição do Museu Nacional, estudantes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) foram até o Museu Nacional para ver de perto a situação do patrimônio na manhã desta segunda-feira (3). Algumas pessoas estavam ontem no momento do incêndio, mas voltaram com a esperança de salvar alguma coisa

“É deprimente. A gente perdeu tudo. A gente perdeu o maior acervo da América Latina. A gente perdeu toda a nossa história, e a história que a gente estava construindo.

Ontem a gente jogou no jardim o que deu, mas o fogo aumentou, ficou muito quente e a gente teve que sair”, lamentou a geógrafa Patrícia Quadros.

Fonte | G1

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

TikTok tenta reverter lei sancionada por Biden na Justiça

Ação busca impedir banimento do aplicativo sem venda da plataforma, alegando violação constitucional ...

Pesquisa da Axiomas “muito mal elaborada” gerou prejuízo de R$ 18,8 mi, diz TCDF

O contrato que a empresa Axiomas Brasil Pesquisa, Cursos e Consultoria fechou com a...

STJ nega liberdade a motorista de porsche envolvido em acidente fatal

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) negou, nesta terça-feira (7), o pedido de liberdade...

Força Nacional e policiais temporários vão conter roubos no RS

O ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, autoriza o envio de mais 100 agentes após...

Mais para você