InícioMP investiga ‘esquema profissional’ de notícias falsas nas eleições

MP investiga ‘esquema profissional’ de notícias falsas nas eleições

O Ministério Público investiga se um “esquema profissional” de propagação de notícias falsas (fake news) está em prática, afirma o vice-procurador-geral Eleitoral Humberto Jacques de Medeiros, número 2 do Ministério Público durante as eleições.

A Procuradoria está investigando as notícias falsas que surgiram durante o primeiro turno das eleições e sobre o possível uso de pessoas contratadas para divulgar as fakew news contra adversários políticas. “A lei eleitoral fala que contratar alguém para difundir na internet propaganda negativa é crime, então como é um crime a gente tem que encontrar quem isso fez”, afirmou Medeiros.

O preocupante é quando você tem um esquema industrial de produção de mentira com uma propagação artificialmente impulsionada

O vice-procurador-geral ainda comentou que “o que é preocupante é quando você tem um esquema industrial de produção de mentira com uma propagação artificialmente impulsionada, é isso que é grave. É isso que está investigado em alguns casos”.

Sobre liberdade de expressão, Medeiros acredita que ela deve ser protegida no combate às notícias falsas e que as pessoas não devem ter medo de expressar opiniões — contudo, é recomendável checar a veracidade de uma notícia antes do compartilhamento. “A liberdade de expressão é sagrada”, afirma. “Estamos numa democracia, não se pode ir para uma eleição com as pessoas com medo de falar. O que a gente pede é que as pessoas sejam zelosas quando passam adiante uma informação que elas receberam e não conhecem a qualidade ou a densidade daquilo, mas a gente não pode instalar um estado de repressão, uma mordaça nas pessoas, para que elas tenham medo de falar”.

Por | Uol

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Governo mantém “Enem dos Concursos” no RS mesmo com calamidade

Estado tem 80.348 inscritos na prova; das 228 cidades em que será aplicada no...

Deputado estadual bolsonarista é o primeiro a ser condenado por violência de gênero no país

Foto: Divulgação/Alerj O deputado estadual Rodrigo Amorim (União Brasil), pré-candidato à Prefeitura do...

Chuvas: governo instala sala de situação e vai enviar ministros ao RS

Ricardo Stuckert/PR 1 de 1 Imagem colorida mostra mesa de reunião no Rio Grande...

São Paulo teve abril com calor recorde e chuvas muito abaixo da média

São Paulo — A cidade de São Paulo teve um mês de abril com...

Mais para você