InícioBrasil pode perder certificado de erradicação do sarampo em 2019

Brasil pode perder certificado de erradicação do sarampo em 2019

O Brasil pode perder o certificado de erradicação do sarampo caso novos casos sejam registrados até fevereiro de 2019. A doença estava erradicada no país desde 2016, quando o certificado foi concedido pela Organização Pan-Americana da Saúde (Opas).

Até o último dia 10, foram confirmados mais de 10 mil casos de sarampo (veja aqui). Somado a isso, o país tem registrado queda na cobertura vacinal da população. Em 2017, o Ministério da Saúde registrou o menor índice de vacinação em crianças menores de um ano dos últimos 16 anos. Todas as vacinas recomendadas para adultos também estão abaixo da meta de cobertura ideal.

Em 2018, a campanha de vacinação contra sarampo e poliomielite para crianças de um a cinco anos atingiu a meta de 95%. No entanto, a cobertura em adultos permanece baixa, assim como o acumulado para outras vacinas. Segundo o G1, a taxa de cobertura da tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) é de apenas 4,7% no acumulado entre 1994 e 2018. A meta é 95%.

Para Renato Kfouri, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Imunização, o surto de sarampo está diretamente associado à queda na cobertura vacinal. “A nossa última epidemia foi no Ceará em 2016. Foi no encerramento dessa epidemia que recebemos a certificação da eliminação do vírus. Essa era a nossa situação até o surto na Venezuela e a migração na nossa fronteira em Roraima primeiro e depois no Amazonas”, afirmou.

“A cobertura vacinal não estava adequada, indivíduos da Venezuela com sarampo, encontraram vários suscetíveis. Isso reflete a nossa baixa cobertura e não é culpa dos venezuelanos, se fosse um italiano, um russo ou americano… a responsabilidade é nossa que não estávamos devidamente vacinados”, avaliou Kfouri.

Por | Bahianoticias

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Eduardo Leite visita cavalo resgatado no RS: “Alegria imensa”

Animal, apelidado de Caramelo, recebe tratamento no Hospital Veterinário Ulbra depois de ficar ilhado...

Indígenas mudam nomes cristãos em Goiás: “Não acho bom”

Indígenas de Goiás conseguiram mudar os nomes cristãos de registro em uma ação da...

Motorista de Lamborghini persegue motociclista após ter Rolex roubado na Faria Lima

Na tarde deste sábado (18), o motorista de uma Lamborghini teve o relógio Rolex...

Lula faz balanço com ministros sobre o RS e brinda 2 anos de casamento

Presidente se reuniu com ministros no Alvorada para balanço das ações federais no Estado...

Mais para você