A deputada federal Lídice da Mata (PCdoB), responsável pelo projeto de Lei que pede a instituição do Dia Nacional da Axé Music, falou pela primeira vez sobre a proposta, que será assunto em uma audiência pública convocada pela Comissão de Cultura para esta semana.
Em entrevista ao Bahia Notícias, a deputada falou sobre a importância do reconhecimento nacional do movimento musical, que completa 40 anos em 2025 e é responsável por dar o tom do Carnaval de Salvador.
“O Dia Nacional da Axé Música vem no sentido de homenagear a música baiana. Num grande momento que foi nesse período mais recente, em que novos cantores e compositores se lançaram no espaço da música nacional. É um gênero que surgiu na década de 80 e que surge no Carnaval e lança muitos novos cantores, a exemplo daquele que foi considerado o pai da axé, que é Luiz Caldas, nós temos cantoras como Ivete Sangalo, Daniela Mercury, a própria Margareth Menezes, que se lançaram nesse período e se tornaram nomes nacionais e internacionais com esse estilo musical.”
Para Lídice, é necessário que o país entenda a grandeza do movimento iniciado em Salvador e a importância dele para a construção da identidade brasileira. “A Bahia tem um protagonismo muito grande na música popular brasileira e esse período também precisa ser reconhecido nacionalmente como um momento importante da nossa música e da música brasileira, da música do Carnaval da Bahia e essa música que encanta multidões em todo o país”, afirmou.
Foto: Câmara dos Deputados
A proposta foi apresentada no último dia de outubro pela deputada federal, que sugere o dia 17 de fevereiro como a data a ser marcada no calendário de forma oficial para celebrar o movimento musical, já que é neste mês que costuma ter início as festividades carnavalescas.
Na justificativa do PL n.4187/2024, Lídice pontua que o ritmo criado na Bahia “tem sido um elemento central do Carnaval de Salvador, um dos maiores e mais conhecidos eventos culturais do Brasil” e que a criação de uma data exclusiva para lembrar o movimento musical contribuirá para a valorização e preservação da Axé Music.
No dia 27 de novembro, às 15h30, está marcada para acontecer a reunião ordinária para debater o projeto de lei apresentado por Lídice. A audiência pública acontecerá no Anexo II, Plenário 10, em Brasília.
Para o encontro, foram convidados os secretários de Cultura da Bahia e de Salvador, Pedro Tourinho e Bruno Monteiro, o secretário de Turismo Maurício Bacellar e a ministra da Cultura Margareth Menezes.
É esperada também a participação de Ivete Sangalo, Durval Lellys, Luiz Caldas, Manno Góes, Daniela Mercury, Carlinhos Brown, além do empresário Paulo Borges e dos jornalistas Osmar Martins e Hagamenon Britto.