InícioEditorialAeroporto Salgado Filho deve permanecer fechado até dezembro em Porto Alegre

Aeroporto Salgado Filho deve permanecer fechado até dezembro em Porto Alegre

O Aeroporto Internacional Salgado Filho, localizado em Porto Alegre, permanecerá fechado até a segunda metade de dezembro deste ano, de acordo com a concessionária Fraport. A previsão foi anunciada durante uma reunião com representantes do governo federal e deputados gaúchos nesta segunda-feira (3), segundo o deputado estadual Frederico Antunes (PP), que acompanhou a visita. O aeroporto está fechado há um mês devido às enchentes do lago Guaíba. Uma vistoria foi realizada pelo ministro Paulo Pimenta, da Secretaria Extraordinária de Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul, juntamente com técnicos da Anac e a presidente da Fraport Brasil, Andreea Pal. A Fraport informou que a avaliação dos danos causados pela enchente na estrutura do aeroporto e na pista de decolagem será concluída em julho.

A empresa não havia estabelecido uma data para a reabertura, mas a expectativa inicial era de que os voos não retornassem antes de agosto. A concessionária solicitou um estudo de reequilíbrio econômico-financeiro do contrato do Salgado Filho devido ao alagamento, considerado um evento imprevisto. O ministro Paulo Pimenta destacou a importância do trabalho de limpeza e das sondagens que deverão ser realizados a partir desta semana. Ele ressaltou que a renegociação do contrato não deve impedir a retomada das atividades no aeroporto.

cta_logo_jp
Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

O governador do Rio Grande do Sul Eduardo Leite mencionou, nesta segunda (3) durante uma coletiva, a necessidade de uma solução conjunta entre o governo federal e a concessionária para garantir a segurança e o reequilíbrio financeiro. Durante o período de fechamento, o Aeroporto de Porto Alegre deixou de receber aproximadamente 4.200 voos. Enquanto isso, a base aérea militar de Canoas passou a receber voos comerciais temporariamente. O aeroporto de Florianópolis também tem recebido mais voos, com uma conexão de ônibus até a cidade de Osório, no litoral norte gaúcho. Outras alternativas regionais, como os aeroportos de Caxias do Sul, Santo Ângelo e Uruguaiana, estão em estudo.

*Reportagem produzida com auxílio de IA

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Alvo de Aras, jornalista tenta tirar vice do ex-PGR de ação no STF

O jornalista André Barrocal, alvo de uma ação movida pelo ex-procurador-geral da República Augusto...

STF retoma julgamento sobre atendimento de pessoas trans no SUS

Ação protocolada pelo PT defende que grupo tenha acesso assegurado aos serviços públicos de...

Silvio de Almeida é aplaudido em culto evangélico ao falar de aborto

São Paulo — O ministro de Direitos Humanos, Silvio Almeida, participou, na noite dessa...

Renascer: abandonada por Rachid, dona Patroa tem virada inédita

Reprodução/Globo 1 de 1 Foto colorida de Dona Patroa (Camila Morgado), em Renascer -...

Mais para você