Uma agência de publicidade ligada aos sócios da 123Milhas deve R$ 2,9 milhões à União, apontam registros da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional. Na última semana, a 123Milhas se tornou investigada por suspender a emissão de passagens promocionais já vendidas.
A Spicy Comunicação foi incluída na Dívida Ativa da União por não pagar impostos federais. Hoje, a companhia está “inapta” por falta de declarações fiscais à Receita. Até 2020, a firma produziu propagandas da 123Milhas. Segundo o ranking Agências & Anunciantes, a 123Milhas foi a maior anunciante do país em 2021, e a segunda maior em 2022.
Em 2020, foi criada outra agência, a Caeli Publicidade, que passou a atender à 123. Há diversas ligações das duas empresas com a 123Milhas. O endereço da Caeli é o mesmo da Novum Participações, que pertence aos irmãos donos da 123. O dono da Caeli é José Augusto Madureira, pai dos donos da 123. Entre os sócios da Caeli está a esposa do antigo dono da Spicy. O site da Caeli, por sua vez, usa o domínio da Spicy.
Desde a semana passada, a 123Milhas enfrenta sua maior crise. A empresa suspendeu a emissão de passagens promocionais, afetando viagens marcadas entre setembro e dezembro deste ano. Por isso, se tornou investigada no Ministério Público de São Paulo e no Ministério da Justiça. A CPI das Pirâmides Financeiras, na Câmara, quebrou o sigilo fiscal da firma e colherá depoimentos dos donos da 123.
Procuradas, as empresas não responderam. O espaço está aberto a eventuais manifestações.