InícioEditorialAlesp aprova projeto de lei para reduzir evasão escolar

Alesp aprova projeto de lei para reduzir evasão escolar

A Alesp (Assembleia Legislativa de São Paulo) aprovou o programa Talentos do Futuro, uma iniciativa do projeto de lei nº 363/2024, de autoria do deputado Leonardo Siqueira (Novo). O objetivo do programa é incentivar a matrícula e reduzir a evasão escolar no Ensino Médio Profissional e Técnico (EPT) por meio de bolsas para alunos de baixa renda. Segundo o economista Ricardo Paes de Barros, a evasão escolar no ensino médio gera um custo de R$ 395 mil por jovem à sociedade. Esses jovens, sem a devida escolarização, tendem a ter salários menores ao longo da vida e estão mais propensos à criminalidade e problemas de saúde. “Estudos indicam que programas como este podem reduzir a evasão escolar em até 40%. Contudo, ainda não tínhamos clareza sobre os impactos dessa redução nos salários, desemprego e produtividade ao longo da vida dos beneficiários. Nós calculamos esses efeitos,” afirma Siqueira.

cta_logo_jp
Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

Ele acrescenta que, se o programa fosse implementado para famílias cadastradas no Bolsa Família, o investimento anual seria de R$ 18 milhões, com potencial para reduzir o desemprego em 15 pontos percentuais, aumentar os salários em 5% e a produtividade do país em 3%. Siqueira destaca que, embora o governo invista mais no ensino universitário, sua pesquisa aponta que o incentivo ao ensino médio técnico oferece maiores benefícios sociais. “Indivíduos com formação técnica de nível médio têm uma probabilidade 7,6 pontos percentuais maior de estarem empregados em comparação com aqueles que concluíram apenas o ensino médio regular, além de uma renda 18% maior,” conclui o deputado.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Diretora do Serviço Secreto dos EUA é intimada pelo Congresso

Kimberly Cheatle confirma que testemunhará na sessão marcada por comitê republicano para a próxima...

Laudos de câncer atrasados chegam a 1 mil e HUB pede ajuda a hospitais

A Divisão de Apoio Diagnóstico e Terapêutico (DADT) do Hospital Universitário de Brasília (HUB-UnB)...

“Tudo bem corintiano bater em mulher, Lula?”, diz Ciro Nogueira

Senador afirma ser “inaceitável” fala do presidente “perdoando” violência doméstica praticada por torcedores do...

Sem furar bolha da esquerda, Boulos anuncia 8º partido em coligação

São Paulo – Polarizando com o prefeito Ricardo Nunes (MDB) nestas eleições, o deputado...

Mais para você