InícioEditorialPolítica NacionalAlexandre de Moraes suspende X, de Elon Musk, no Brasil

Alexandre de Moraes suspende X, de Elon Musk, no Brasil

Ministro do STF decidiu pela derrubada da plataforma depois que a rede social não cumpriu uma ordem de ter um representante legal no Brasil na da tarde desta sexta-feira

TON MOLINA/FOTOARENA/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO

Decisão foi emitida nesta sexta-feira (30)

Alexandre de Moraes, Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), suspendeu nesta sexta-feira (30), a rede social X do Brasil. Ele já notificou a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para cortar a rede social em todo o terrítorio nacional em no máximo 24 horas. A Anatel precisa efetuar a medida. A motivação do ministro foi após a rede social não obedecer a ordem de Moraes de instituir um representante do empresa no Brasil. Na última quarta-feira (28), o ministro deu o prazo de 24 horas para o X atender a determinação, entretanto, o prazo venceu na quinta-feira (29) às 20h07.

Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

“Determino a suspensão imediata, completa e integral do funcionamento do X em território nacional, até que todas as ordens judiciais proferidas nos presentes autos sejam cumpridas, as multas devidamente pagas e seja indicado, em juízo, a pessoa física ou jurídica representante em território nacional. No caso de pessoa jurídica, deve ser indicado também o seu responsável administrativo”, afirmou Moraes no despacho.

Outra medida que Moraes havia requisitado foi que o X pagasse algumas multas pendentes, que foram aplicadas em desobediência do X em não tirar do ar alguns perfis, que, segundo a Justiça, infringiram a lei por propagar fake news e ataques contra instituições democráticas.

O valor das multas é de cerca de R$ 18 milhões. A rede social não cumpriu essa determinação. Empresas virtuais, sendo a Apple e Google terão cinco dias para retirar o aplicativo do X de suas lojas online.

Para aqueles que tentarem utilizar da plataforma de forma ilegal, o ministro estipulou uma multa no valor de R$ 50 mil ao dia, seja pessoas jurídica ou empresas, principalmente aqueles que tentarem por meio de VPNs.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Ecap inova em Brasília com imóveis “prontos para mudar”

Mudar de casa pode ser um desafio. Depois de pegar a chave do novo...

Deputados americanos apresentam projeto para barrar entrada de autoridades estrangeiras nos EUA

Minuta do projeto assinada pelos parlamentares María Elvira Salazar e Darrell Issa visa proibir...

Sites irregulares de aposta vão sair do ar a partir de outubro, prevê portaria

A Secretaria de Prêmios e Apostas do Ministério da Fazenda deu prazo até 1.º...

Mais para você