InícioNotíciasPolíticaAndré Mendonça mantém preso bolsonarista condenado pelo 8 de Janeiro

André Mendonça mantém preso bolsonarista condenado pelo 8 de Janeiro

Indicado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro ao STF, o ministro André Mendonça manteve nessa semana a prisão preventiva determinada por Alexandre de Moraes contra um contador condenado pelo Supremo por participação no 8 de Janeiro.

Mendonça analisou na quarta-feira (12/6) o habeas corpus movido pelos advogados de Luís Carlos de Carvalho Fonseca, de 63 anos, condenado pelo STF em abril a 17 anos de prisão pelos crimes de golpe de Estado, tentativa de abolição violenta do Estado democrático de direito, associação criminosa, dano qualificado e deterioração do patrimônio tombado.

Ele participou da invasão ao Palácio do Planalto, onde foi preso durante os ataques golpistas às sedes dos três Poderes.

A defesa questionava a prisão preventiva de Fonseca determinada por Moraes em maio. O ministro tomou a decisão de prendê-lo considerando risco de fuga e lembrou que outros condenados pelos ataques golpistas deixaram o país.

Ao decidir sobre o habeas corpus, André Mendonça julgou que o recurso contra a prisão preventiva sequer poderia ser analisado. Isso porque, conforme entendimento do STF, não é cabível habeas corpus contra decisão de ministro ou colegiado da Corte. Mendonça considerou também não ser o caso de conceder o habeas corpus de ofício, ou seja, por iniciativa própria.

No julgamento do contador no plenário virtual do STF, André Mendonça o absolveu dos crimes de golpe de Estado, associação criminosa, dano qualificado e deterioração do patrimônio tombado. O ministro o condenou somente pelo delito de tentativa de abolição violenta do Estado democrático de direito, a uma pena de 4 anos e 2 meses de prisão.

Receba o conteúdo da coluna no seu WhatsApp

Siga a coluna no Instagram

Siga a coluna no Twitter

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Lula sancionará Mover e plano sobre clima em reunião do Conselhão

Grupo formado por diversos setores da sociedade, como empresários e ativistas, fará 3ª reunião...

Lula antecipa sanção de projeto do Mover e da “taxação das blusinhas”

O presidente Lula decidiu antecipar para esta semana a sanção do projeto de lei...

Anac propõe aplicar punições maiores a passageiros indisciplinados

A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) finalizou uma proposta para tratar com mais...

Governo prorroga cadastro do Auxílio Reconstrução para 12 de julho

Segundo a gestão federal, até esta 3ª feira (25.jun) 166 cidades onde foram registradas...

Mais para você