InícioEditorialAnvisa determina recolhimento de lotes de Losartana; saiba mais

Anvisa determina recolhimento de lotes de Losartana; saiba mais

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou, nesta quinta-feira (23), o recolhimento e interdição de diversos lotes de vários fabricantes do medicamento Losartana, usado para tratar pressão alta.

A agência recomendou que os pacientes que usam o remédio, mesmo que ele esteja entre os lotes afetados, devem continuar o tratamento, pois a medida é preventiva.
Em caso de dúvida ou se precisar de orientação, o paciente deve conversar seu médico.

“A hipertensão e insuficiência cardíaca exigem acompanhamento constante e qualquer alteração no tratamento deve ser feita somente pelo médico que acompanha o paciente. Deixar de tomar o medicamento pode trazer riscos para a saúde do paciente”, reforçou a Anvisa.

O que fazer? 

O paciente que identificar seu medicamento entre os lotes afetados deve continuar o tratamento e procurar orientação médica. É importante não interromper o tratamento. 

Após a consulta médica, se for o caso de trocar o medicamento, o paciente deve entrar em contato o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) do laboratório que fabrica a sua Losartana para se informar sobre a troca.

O contato das empresas aparece na embalagem e na bula do remédio. É dever da empresa fazer a substituição ou a troca do remédio – os lotes que foram mantidos no mercado são considerados seguros e podem ser consumidos.

A troca das medicações foi justificada pela Anvisa por ter detectado impureza “azido” – uma substância que pode causar mutações – em uma concentração acima do limite de segurança aceitável nos remédios. A medida é preventiva.

A presença do azido no insumo farmacêutico da Losartana foi identificado no mundo em setembro de 2021. O contaminante pode aparecer durante a produção do insumo farmacêutico ativo, que é utilizado pela indústria farmacêutica para fabricar o medicamento final.

 

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

O argumento bomba (por Gustavo Krause)

O competente colunista do Jornal do Commercio, Igor Maciel, definiu como “imbecis motivados” os...

Portiolli sobe ibope do SBT aos domingos e cresce audiência no antigo horário de Eliana

GABRIEL VAQUERARACAJU, SE (FOLHAPRESS) - No ar por mais de sete horas seguidas desde...

Cerca de 6 cidades da Bahia ainda não tem vagas de internato em hospitais, apesar de cursos de medicina

Um total de 6 municípios baianos ainda não possuem internato nas unidades de saúde...

Consciência Negra: conheça Divino Mestre, o “Lutero negro” do Brasil

Agostinho José Pereira pregava pela liberdade dos escravizados nas ruas do Recife e deixou...

Mais para você