São Paulo — Não há previsão de extinção do incêndio que atinge nesta quarta-feira (30/10) o Shopping 25 no Brás, centro de São Paulo, de acordo com o capitão Maycon Cristo, porta-voz do Corpo de Bombeiros.
Em entrevista a jornalistas no foco de incêndio, na Rua Barão de Ladário, o capitão Maycon Cristo explicou, ainda, que os bombeiros ainda não identificaram as causas do incêndio.
“Estamos falando de um incêndio em um local de 18 mil m², com bastante carga de combustível”, disse o capitão. De acordo com ele, os bombeiros trabalham com a possibilidade de que esse shopping esteja preparado para as festividades que se aproximam, e por isso a quantidade de cargas incendiárias (material inflamável). “A maior dificuldade que a gente tem nesse combate é justamente a quantidade de carga de incêndio. Tem muita coisa para queimar“, afirmou o capitão.
Nenhum bombeiro entrou no prédio para combater as chamas porque o prédio não oferece segurança para isso, de acordo com o porta-voz.
Maycon Cristo ainda indicou que desconhece a necessidade dos quatro caminhões-pipa que chegaram ao local do incêndio nesta manhã, garantindo que não faltou água por parte do combate do Corpo de Bombeiros em nenhum momento.
O fogo atinge todos os andares do Shopping 25. Sobre o risco do fogo se alastrar, Maycon Cristo indicou que os prédios vizinhos foram esvaziados por esse motivo.
Incêndio
O incêndio de grandes proporções atinge o Shopping 25 na região do Brás, no centro de São Paulo, desde 5h30 desta quarta-feira, atingindo cerca de 200 pequenas lojas. Segundo a Prefeitura de São Paulo, três pessoas foram encaminhadas a atendimento médico por inalação de fumaça.
A Defesa Civil informou que o fogo resultou no desabamento do telhado, mas não há risco de colapso total da estrutura.
O centro comercial fica na Rua Barão de Ladário, no número 300. A rua é um centro de comércio muito movimentado durante a manhã no Brás. A rua é bem próximo da chamada “feira da madrugada”.
Há 22 viaturas e 65 bombeiros em atendimento no local. A Defesa Civil do município também foi acionada.
Internautas que estão na região compartilharam vídeos do incêndio nas redes sociais.
Veja:
Ver essa foto no Instagram
Ruas bloqueadas
Pontos de bloqueios foram posicionados nas ruas próximas ao incêndio. Há interdições nos cruzamentos da rua do estabelecimento com as ruas Oriente e João Teodoro, também na rua Júlio Ribeiro com rua Miller e com rua Monsenhor de Andrade e na Avenida do Estado com a rua São Caetano.
A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) informou que o desvio está sendo feito pela rua Oriente, rua Rubino de Oliveira, seguindo pela Avenida Celso Garcia. É recomendado que motoristas evitem a região.
Linhas de ônibus no centro
O fogo também alterou o trajeto de sete sete linhas de ônibus (veja lista abaixo) na região central. A SPTrans informou que as rotas estão sendo desviadas desde as 6h30 desta quarta-feira (30/10).
O shopping incendiado fica próximo à chamada “feira da madrugada” e muitos de seus visitantes frequentam o centro atingido.
Linhas afetadas:
174M/10 Vl. Sabrina – Museu do Ipiranga
2105/10 Jd. Filhos da Terra – Lgo. da Concórdia
2123/10 Vl. Medeiros – Liberdade
2127/10 Pq. Edu Chaves – Liberdade
2161/10 Pq. Edu Chave – Pça. do Correio
271F/10 Center Norte – Metrô Belém
272N/10 Pq. Novo Mundo – Pq. D. Pedro II
Desvio no sentido Centro: Normal até a Rua Barão de Ladário, Rua Oriente, Rua Rubino de Oliveira, Av. Rangel Pestana, Largo da Concórdia, Rua do Gasômetro, prosseguindo normal.
Segundo incêndio em 1 semana
Esta é a segunda vez na semana que um incêndio atinge a região. Na manhã do último domingo (27/10), um prédio comercial no Brás, localizado na Rua Dr. João Alves de Lima, pegou fogo e chegou a apresentar risco de colapso estrutural, segundo o Corpo de Bombeiros. Não houve vítimas.
Os bombeiros foram chamados para atender uma ocorrência no prédio às 8h47 do domingo. De acordo com a corporação, o fogo se concentrou no último pavimento do edifício.
Por volta das 20h10 do mesmo dia, o fogo já havia sido extinto.