InícioEditorialPolítica NacionalApós deixar banco dos Brics, Marcos Troyjo ganha bolsa na Universidade de...

Após deixar banco dos Brics, Marcos Troyjo ganha bolsa na Universidade de Oxford

Após deixar a presidência do Novo Banco de Desenvolvimento (NBD), o economista Marcos Troyjo, ex-secretário de Comércio Exterior e Assunto Internacionais do Ministério da Economia do governo de Jair Bolsonaro, foi nomeado bolsista pela Universidade de Oxford, na Inglaterra, no programa de Liderança Transformacional da Blavatnik School of Government. Voltada aos estudos de políticas públicas, a bolsa é concedida a personalidades representativas dos setores públicos, privado ou do terceiro setor. Troyjo saiu da presidência do NBD em março deste ano, onde estava desde julho de 2020, indicado por Bolsonaro, com mandato previsto de cinco anos. Dias depois, o Palácio do Planalto indicou a ex-presidente Dilma Rousseff para a vaga, o que foi aprovado pela Assembleia de Governadores do banco. Por nota, a NBD afirmou, na ocasião, que a saída de Troyjo fazia parte de um “processo de transição de liderança, que ocorre de forma mutuamente acordada e de acordo com a governança e os procedimentos do Banco”. O perfil do ex-secretário de Bolsonaro no WikiPedia diz que sua renúncia no NBD foi “solicitada” pelo governo brasileiro, “abrindo caminho para a ex-presidente Dilma Rousseff”.

A posse de Dilma Rousseff aconteceu no dia 13 de abril, na cidade de Xangai, na China, com a presença do presidente Luís Inácio Lula da Silva. O Novo Banco de Desenvolvimento é conhecido também como o Banco dos BRICS, bloco formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, responsável pelos recursos aos programas direcionados aos países membros do bloco. Na Universidade de Oxford, Troyjo terá como tema principal no programa de bolsa “o próximo capítulo da globalização”, e terá como uma de suas atribuições, o compartilhamento de conhecimentos com os demais bolsistas, a maior parte estrangeira.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

PF prende 3 e faz buscas contra 24 envolvidos no 8 de Janeiro

Agentes cumprem mandados em Minas, Tocantins e Distrito Federal na 25ª fase da operação...

Adolescente é apreendido por matar doméstica durante assalto em Goiás

A Polícia Civil de Goiás (PCGO) apreendeu, nessa quarta-feira (28/2), um adolescente suspeito de...

Ex-apresentador do SBT é preso por tráfico de drogas em Santos; vídeo

Santos – O ex-apresentador de televisão Marcelo Carrião foi preso em flagrante por tráfico...

Mais para você