InícioEditorialLazer, vida e culturaArquitetura: Soluções arquitetônicas auxiliam no conforto térmico das residências, combatendo as altas...

Arquitetura: Soluções arquitetônicas auxiliam no conforto térmico das residências, combatendo as altas temperaturas

Arquitetura

Estamos vivendo num mundo cada vez mais quente. Até mesmo em estações frias, como no inverno, os termômetros estão registrando 30, 40 graus em várias partes do Brasil. Diante disso, o aumento da temperatura é uma realidade e a arquitetura de forma reativa vem buscando soluções que proporcionem conforto térmico, conceito que consiste na redução do consumo de matriz energética em troca para não sofrer com o calor.

O primeiro passo diz respeito à construção da edificação. Antes de iniciar a obra, é preciso analisar o comportamento dos ventos para definir como aproveitar ao máximo a ventilação natural. Outro ponto é sobre a orientação solar. Entender como é a incidência do sol na residência é fundamental para evitar o aumento excessivo de temperatura e desconforto dos moradores.

“Analisar esses indicativos são fundamentais para adaptar um projeto e proporcionar um design inteligente que gere conforto. No caso dos ventos, adotar elementos como ventilação cruzada e aberturas estratégicas para garantir ambientes mais frescos são soluções que evitam o uso de ventiladores e ar-condicionado, gerando economia de energia”, pontua o arquiteto Sérgio Ferreira.

Além desses elementos, um aliado de extrema importância são as áreas verdes, que contribuem para a redução da temperatura e melhoria da qualidade do ar. Portanto, introduzir vegetações na residência aumenta o bem-estar. “Nesse caso toda intervenção é bem-vinda. Em alguns casos, temos até telhados e paredes verdes, que absorvem os raios solares e estabilizam o ambiente de forma econômica”, finaliza.

Estudos ainda mostram que o uso de madeira, drywall, isolantes térmicos e até mesmo vidros, como os reflexivos e low-e, de baixa emissão, são aliados. Para viver com conforto, toda ajuda é bem-vinda.

Sobre Sérgio Ferreira

Com mais de 40 anos de experiência, Sérgio Ferreira é um profissional especialista em arquitetura de lazer, com grande bagagem de conhecimento teórico e prático de piscinas.

De forma simultânea, Sérgio Ferreira atua em áreas gourmet e outros espaços de interação social. Ao longo de quatro décadas de atuação, o profissional já atuou em cidades da Bahia e Sergipe, desenvolvendo projetos únicos, personalizados e modernos, dialogando com as grandes tendências do mundo da arquitetura.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Davi desabafa após vitória no BBB 24 e diz que vai dar um tempo da web

Davi Brito foi campeão do BBB 24, mas revelou que não está tendo um...

Gleisi diz que Campos Neto quer “dar lição ao governo que ele sabota”

A presidente nacional do PT, deputada federal Gleisi Hoffmann (PT-PR), reagiu nesta terça-feira (30/4)...

Apresentador da Globo é convocado para assumir domingos da Record

Foto: Reprodução 1 de 1 imagem colorida de logo da record - metrópoles ...

Mais para você