InícioNotíciasPolíticaAtos antidemocráticos: “Encontrei comando atordoado”, diz interventor

Atos antidemocráticos: “Encontrei comando atordoado”, diz interventor

O interventor da Segurança Pública do Distrito Federal, Ricardo Cappelli, contou detalhes sobre as medidas que precisou tomar para o enfrentamento dos bolsonaristas que invadiram as sedes dos Três Poderes na Esplanada dos Ministérios, em Brasília (DF), no último domingo (8/1). Os atos antidemocráticos provocaram muitos estragos.

“Reuni o comando, pedi o levantamento das tropas disponíveis, determinei que fossem todas as disponíveis e que estavam na reserva mobilizadas para o campo e convidei, determinei que todos os comandantes fossem comigo para o campo”, explicou para o Fantástico deste domingo (15/1).

“O que eu encontrei lá foi um comando atordoado.”

De acordo com o protocolo da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF), para manifestações com a quantidade de pessoas presentes na ocasião, seriam necessários ao menos 1.096 policiais mobilizados nas ruas. Em 8 de janeiro, porém, quando os bolsonaristas chegaram à Esplanada, apenas 365 agentes estavam presentes.

Além do maior contingente, gradis duplos teriam que ser instalados na Alameda das Bandeiras e na Avenida José Sarney, ambas em frente ao Congresso Nacional. Os bloqueios, porém, eram compostos apenas por gradis simples e poucos policiais.

“Agora é a hora de separar o joio do trigo. Os que falaram, os que foram omissos, os que foram cúmplices e aqueles que honram a Polícia Militar do Distrito Federal”, ressaltou o interventor.

“O senhor Anderson Torres assume no dia 2 [de janeiro], exonera o núcleo da segurança publica e viaja. Quem fez o planejamento? Cadê o planejamento?”, indaga Cappelli.

O ex-ministro da Justiça do governo Jair Bolsonaro (PL) e ex-secretário de Segurança Pública estava em Orlando, na Flórida (EUA). Chegou ao Brasil no sábado (14/1) e se apresentou à Polícia Federal (PF) para ser preso, após ter tido mandado de prisão expedido por decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Damares quer youtuber petista no inquérito de milícias digitais

Senadora envia pedido para Moraes com base em reportagem que afirma que Thiago dos...

Prefeitura convida cidadãos para inauguração de chafariz no Kaikan Sul nesta quinta (13)

A Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas convida os cidadãos para a inauguração de...

Jean Wyllys diz que Grazi Massafera só existe porque ele estava no BBB

Jean Wyllys foi o campeão do BBB 5, ao desbancar Grazi Massafera na final...

Aluguel de loja e buraco na parede: como bando furtou 100 armas no DF

As investigações da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) revelaram que os criminosos responsáveis...

Mais para você