InícioEditorialPolítica Nacional‘Brasil já está decolando, só falta Campos Neto’, diz líder do governo...

‘Brasil já está decolando, só falta Campos Neto’, diz líder do governo no Congresso

Em conversa com jornalistas nesta quarta-feira, 12, o líder do governo no Congresso, senador Randolfe Rodrigues (Sem partido), agradeceu a votação das medidas ligadas ao orçamento e voltou a criticar a manutenção da taxa básica de juros (Selic) em 13,75% pelo Banco Central. “Aprovamos a reforma tributária, aprovamos o esforço fiscal e o arcabouço fiscal no Senado e na Câmara (…) O Brasil já está decolando, só está faltando o Sr. Roberto Campos Neto. A gente está pedindo para ele, vamos lá Sr. Roberto Campos Neto, vou bater palma para o senhor abaixar a taxa Selic a partir de agosto, que é a única coisa que falta.” Às vésperas do recesso parlamentar, o Congresso Nacional apreciou Projetos de Lei (PL) e vetos presidenciais em sessão conjunta. Dois vetos foram derrubados. Um deles retirava a Polícia Legislativa do Sistema Único de Segurança Pública (Susp). O outro diz respeito aos percentuais mínimos que as concessionárias de distribuição de energia elétrica devem aplicar em pesquisa para programas de eficiência energética.

Foram mantidos os vetos à lei que prorroga benefícios para os setores de evento, turismo e empresas aéreas na forma de isenção de impostos. Um dos pontos vetados que foram mantidos previa repasse de 5% dos recursos do Sistema S para a Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur). A mesma sessão conjunta também tratou de créditos no orçamento da União. Foram aprovados R$ 3 bilhões para Estados e municípios implementarem a Lei Aldir Blanc, sobre o incentivo à cultura. Também foram aprovados um crédito de R$ 127 milhões para o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e recursos para o reajuste salarial de servidores públicos e militares das forças de segurança do Distrito Federal.

Por causa da sessão conjunta do Congresso, a reunião de instalação da Comissão Especial que vai analisar a PEC da Anistia, que aconteceria nesta quarta, foi cancelada e remarcada para agosto, após o fim do recesso. Faltaram parlamentares suficientes para abertura dos trabalhos e votação. São necessários 308 votos para a aprovar a criação do colegiado. O presidente da comissão deve ser o deputado federal Diego Coronel (PSD) e o relator deve ser o deputado federal Antonio Carlos Rodrigues (PL). A Proposta de Emenda à Constituição 9/2023, conhecida como PEC da Anistia, prevê perdão aos partidos políticos que cometeram crimes eleitorais de 2015 até 2022. Entre as irregularidades estão propaganda abusiva e descumprimento de cotas de gênero e raça nos pleitos eleitorais. A PEC visa permitir ainda que empresas privadas paguem dívidas dos partidos contraídas até 2015, ano em que o Supremo Tribunal Federal (STF) considerou inconstitucional a doação de empresas para as campanhas.

*Com informações do repórter André Anelli

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Wikipedia pode derrubar página de pré-candidata do Novo a SP pela 3ª vez

Enciclopédia digital diz que biografia de Marina Helena não atende a critérios de relevância;...

Registre-se! CNJ faz mutirão para registrar pessoas sem documento

O direito à saúde, à educação e à visibilidade como cidadão são preceitos constitucionais...

Ministério dá aval para recriação da comissão de desaparecidos políticos

Justiça ratificou o parecer elaborado pela equipe do ex-ministro Flávio Dino; colegiado foi criado...

“Tive muito medo de ser isolada”, diz 1ª mulher a comandar o CBMDF

Um ano e três meses após assumir a chefia do Corpo de Bombeiros Militar...

Mais para você