InícioEditorialPolítica NacionalBrigadas voluntárias recebem recursos para combate a incêndios na Chapada Diamantina

Brigadas voluntárias recebem recursos para combate a incêndios na Chapada Diamantina

Foto: Ascom/Vereador André Fraga – PV

Brigadas voluntárias recebem recursos para combate a incêndios na Chapada Diamantina 20 de outubro de 2023 | 09:28

Em articulação feita pelo vereador André Fraga (PV), quatro brigadas voluntárias do município de Ibicoara, ligadas às associações de condutores de visitantes, receberam R$ 125 mil para o auxílio no combate a incêndios florestais na Chapada Diamantina. Fruto de uma emenda parlamentar destinada pelo deputado federal Bacelar (PV), o dinheiro está sendo usado para a compra de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), como calças, coturnos, óculos, capacetes, lanternas, barracas, um drone, dentre outros.

“A Chapada Diamantina é considerada a caixa d’água da Bahia. Lá nascem importantes rios como o Rio de Contas e o Paraguaçu, reponsavel pelo abastecimento de água de muitas cidades, inclusive Salvador. Mas surpreendentemente as brigadas voluntarias da região nunca receberam apoio direto para se estruturarem durante a temporada de incêndios.”, disse Fraga.

Foram beneficiadas com os recursos as brigadas voluntárias Associação dos condutores de Visitantes de Ibicoara (Acvib), Bicho do Mato, Radical e Vale do Brejão. “Essa verba chegou num momento de suma importância, pois essa época é crítica para incêndios florestais e nós estamos sofrendo com falta de recursos. A emenda dá um gás ao nosso trabalho e mostra a importância dele para toda a Chapada Diamantina”, comemorou o brigadista Érlei Santos Aguiar, da associação Bicho do Mato.

De acordo com pesquisadores do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Universidade Estadual do Sudoeste Baiano (Uesb) e Grupo Ambientalista de Palmeiras, o Parque Nacional da Chapada Diamantina foi a unidade de conservação que registrou o maior número de focos de incêndio entre os anos de 2003 e 2006.

Esse mesmo problema foi se repetindo ao longo dos anos quando em 2008, por exemplo, 41% do parque foi afetado pelo fogo. Recentemente, em 2021, 680 focos de incêndio foram registrados na Chapada Diamantina e na região Oeste da Bahia.

“Após esses incêndios de 2021, fomos atrás de parcerias e recursos que nos ajudassem a enfrentar o problema. Fraga, vereador de Salvador, abraçou prontamente a causa, não só mobilizando doações como conseguindo, através do deputado Bacelar, esses recursos tão importantes que vão ser utilizados na compra de drones, Epis, computadores, no investimento em transporte, dentre outros itens”, afirmou Luã Sampaio, secretário de Turismo de Ibicoara.

Já o prefeito Gilmadson Melo (PSC) destacou que, todos os anos, a atuação das brigadas voluntárias garante a preservação ambiental, a defesa civil e o bem-estar da população. “O papel do poder público tem que ser estruturá-los cada vez mais com equipamentos de segurança e de combate aos incêndios”, defende.

Para o deputado Bacelar, é fundamental que a Bahia tenha compromisso e responsabilidade não somente no combate aos incêndios, como também na realização de ações que visam a preservação do meio ambiente e na prevenção contra as ocorrências de incêndios. “Por isso, ficamos tão empolgados em tentar resolver essa demanda, dando apoio ao trabalho realizado a quem cuida de perto desse paraíso que é a Chapada Diamantina”, explicou.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Estudantes de 18 escolas públicas de Porto Alegre retomam aulas nesta segunda

Estudantes de 36 escolas de Porto Alegre devem retomar às aulas três semanas após...

Extradição de Assange pode ser decidida nesta 2ª feira

Fundador do “WikiLeaks” está preso no Reino Unido; é acusado pelos EUA de espionagem...

Em reunião fechada, PM revela como vai funcionar o “Big Brother” de SP

São Paulo — Uma reunião fechada realizada na última quinta-feira (16/5), na sede da...

PM viola sigilo ao exibir reconhecimento facial: “Onde está o Wally?”

São Paulo — “A gente sempre brinca que é o ‘onde está o Wally’....

Mais para você