Segunda maior fabricante de baterias do mundo, a BYD acaba de anunciar o MC Cube-SIB ESS – primeiro sistema de armazenamento de energia (BESS) com tecnologia de íons de sódio voltado para veículos elétricos.
O contêiner, que utiliza a inovadora arquitetura Blade da empresa, tem capacidade de 2,3 MWh e opera com tensões que variam de 800V a 1400V.
De acordo com Kai Wang, chefe de Armazenamento de Energia da BYD na Grã-Bretanha, a nova bateria oferece alta densidade de energia e um ciclo de vida prolongado, atendendo às exigências de armazenamento em larga escala.
Comparado ao Megapack da Tesla, com 3,9 MWh de capacidade e baseado em baterias de fosfato de ferro-lítio (LFP), o MC Cube-SIB apresenta vantagens em custo e segurança.
Vantagens do íon de sódio, segundo a BYD
Em um post no LinkedIn, Wang disse que as baterias de íons de sódio se destacam por serem mais baratas, já que o sódio é um recurso abundante, e por oferecerem maior segurança em relação às baterias de lítio.
Ele destaca que, enquanto o lítio pode sofrer fuga térmica em caso de danos ou exposição a altas temperaturas, o sódio tem menor risco de acidentes. Além disso, essas baterias mantêm boa performance em ambientes frios e apresentam uma taxa de descarga mais elevada.
Mesmo com a recente queda no preço do lítio, impulsionada pela desaceleração do mercado de veículos elétricos, a BYD manteve seus planos de construir a maior fábrica de baterias de íons de sódio do mundo, com capacidade de produção de 30 GWh anuais.
Leia mais:
- Como as árvores podem revolucionar a produção de baterias
- Baterias de carros elétricos podem durar mais de 20 anos, diz estudo
- Preço das baterias de carros elétricos deve cair pela metade até 2026, aponta estudo
Alternativa oferece mais segurança que as baterias de lítio
No mercado, a HiNa Battery já opera um sistema BESS de íons de sódio que suporta a rede de energias renováveis de uma concessionária local. No entanto, o MC Cube da BYD promete superar a concorrente em eficiência energética e reduzir os custos de eletricidade para menos de US$0,03 (R$0,18) por kWh.
Em sua publicação, Wang ressaltou que o MC Cube-SIB ESS possui um design que garante maior eficiência e facilidade de instalação. Em resposta aos comentários, o executivo reforçou as vantagens do íon de sódio, como o custo mais baixo, maior ciclo de vida, ampla faixa de operação térmica e maior segurança em comparação às baterias de lítio.
Com o lançamento, a BYD pretende consolidar sua posição no mercado global de armazenamento de energia, apostando em uma solução mais acessível e segura para atender à crescente demanda por redes elétricas sustentáveis.
O post BYD lança primeira bateria de íons de sódio de alto desempenho para carros elétricos apareceu primeiro em Olhar Digital.