Eventos em Itabuna e Ilhéus debatem produtividade e busca de novos mercados.
Ilhéus e Itabuna, na Bahia, serão palco de dois eventos importantes para a cacauicultora brasileira no início de novembro. O 1º Encontro Brasileiro de Produtores de Cacau (EBPC) e o Projeto Cacau 500 reunirão produtores, especialistas e autoridades para discutir temas como melhoria da produtividade, implementação de boas práticas, controle de doenças e busca de novos mercados.
O EBPC acontecerá no Auditório da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), em Ilhéus, no dia 3 de novembro. O evento contará com palestras e debates sobre temas relevantes para a cadeia produtiva do cacau. A CEPLAC, empresa pública vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, estará presente no evento para apresentar informações sobre as pesquisas de combate às doenças que ameaçam a lavoura cacaueira, como a monilíase e o mosaico do cacau.
O Projeto Cacau 500 será realizado no Teatro Candinha Dorea, em Itabuna, no dia 7 de novembro. O evento tem como objetivo promover a alta produtividade do cacau, com foco na produtividade de 500 arrobas por hectare. O projeto será apresentado por especialistas, e contará com uma exposição de tecnologias e inovações para a cacauicultura.
Os dois eventos têm o apoio da ANPC – Associação Nacional dos Produtores de Cacau, entidade que tem mobilizado os produtores de todo o Brasil com ações efetivas junto aos governantes.
Organizadores esperam participação massiva de produtores
Os organizadores dos eventos esperam a participação massiva de produtores de cacau da Bahia e de outros estados. As inscrições para o EBPC e o Projeto Cacau 500 estão abertas e podem ser feitas no site dos respectivos eventos.
Cacauicultura brasileira busca se fortalecer
A cacauicultora brasileira é um setor importante para a economia do país. O Brasil é o sétimo maior produtor mundial de cacau, e o setor gera cerca de 1 milhão de empregos diretos e indiretos.
“Os dois eventos no Sul da Bahia representam uma oportunidade para a cacauicultora brasileira se fortalecer e buscar novos caminhos para o futuro”, afirma Ney Marçal um dos idealizadores do 1º Encontro Brasileiro de Produtores de Cacau.