InícioLazer, vida e culturaSaúdeCanabidiol para TDA e TDAH: Benefícios e Efeitos Colaterais

Canabidiol para TDA e TDAH: Benefícios e Efeitos Colaterais

TDATranstorno de Déficit de Atenção, e o TDAHtranstorno com déficit de atenção com hiperatividade, são transtornos neuropsiquiátricos crônicos que afetam o desenvolvimento e o funcionamento da regulação dos processos cognitivos, tais como memória, raciocínio, resolução de problemas, planejamento e execução. Por isso, o tratamento à base de canabidiol para TDA e TDAH vem sendo estudado pela comunidade científica há bastante tempo

As causas do TDA e do TDAH resultam da interação entre fatores biológicos e ambientais. Em razão de a base biológica ainda ser parcialmente compreendida, faz com que as abordagens terapêuticas, principalmente aquelas compostas por medicamentos tradicionais, apresentem resultados insatisfatórios.

Os pesquisadores têm se dedicado a buscar soluções com estudos relacionados ao tratamento para TDAH e TDA, a base do canabidiol, especificamente, a partir do potencial terapêutico demonstrado pelo CBD.

tratamento à base de canabidiol para TDA e TDAH tem na substância extraída da planta Cannabis Sativa um regulador do sistema endocanabinoide e produz seus efeitos seja em cérebros em desenvolvimento seja em cérebros maduros por meio de uma série de mecanismos.

Com base no caminho já percorrido pela Ciência sobre o que este objeto de pesquisa já comprovou, a literatura médica atual sugere o tratamento à base de canabidiol para TDA e TDAH tem propriedades ansiolíticas, antipsicóticas e neuroprotetoras.

Os pesquisadores também chamam a atenção para as evidências do potencial significativo do tratamento para melhorar com segurança muitos dos sintomas comuns que afetam crianças e adolescentes afetados por transtornos do neurodesenvolvimento.

Quais os benefícios do canabidiol para TDA e TDAH?

Entre os benefícios do tratamento à base de canabidiol para TDA e TDAH, destaca-se que o CBD é o canabinoide terapêutico mais promissor para crianças e adolescentes acometidos por esses transtornos neuropsiquiátricos.

Perfil de segurança, limite da capacidade de uma substância química produzir efeitos nocivos ao organismo e ações baseadas nas propriedades ansiolíticas, antipsicóticas e neuroprotetoras atestam os benefícios trazidos pelo tratamento .

Com base nos resultados de relatórios clínicos e estudos preliminares controlados, o tratamento à base de canabidiol para TDA e TDAH revelou-se uma estratégia promissora em razão dos benefícios relacionados à melhora produzida nos problemas comportamentais sem causar distúrbios relevantes de concentração e de funções psicomotoras.

Além disso, ficou comprovado que o tratamento não faz com que o paciente fique “chapado” quando usa o medicamento que tem essa substância como composto.

O papel do tratamento à base de canabidiol para TDA e TDAH recebe grande influência de uma grande rede de neurotransmissores que influenciam desde o apetite até a memória.

Quanto aos sintomas mais característicos tanto do Transtorno com déficit de atenção, como Transtorno com déficit de atenção com hiperatividade, os estudos realizados pelos pesquisadores fornecem uma série de evidências trazidas pelo tratamento à base de canabidiol para TDA e TDAH, tais como:

  • Reduz convulsões;
  • Acalma o estresse e a ansiedade;
  • Alivia a dor crônica;
  • Melhora a qualidade do sono;
  • Ajuda a resolver problemas de pele, como eczema e psoríase;
  • Aumenta a sensação geral de bem-estar.

Quais os efeitos colaterais?

Deve-se observar que as pesquisas mais recentes, baseadas em evidências sobre o tratamento à base de canabidiol para TDA e TDAH, aponta para a quantidade mínima dos efeitos colaterais.

Quanto a estes, este mesmo estudo relacionado à crianças entre 5 e 11 anos aponta que, ao receberem tratamento à base de canabidiol para TDA e TDAH, 1 em cada 6 apresentou reações adversas, como tontura, insônia e ganho de peso.

Apesar de todos os benefícios apresentados anteriormente, a falta de acompanhamento médico nesta forma de tratamento à base de canabidiol para TDA e TDAH pode acarretar em uma conjunção de efeitos colaterais, como boca seca, diarreia, tontura, insônia e ganho de peso.

Por isso, nunca é demais salientar da importância da orientação médica durante o tratamento à base de canabidiol para TDA e TDAH, uma vez que, no caso do uso do óleo de CBD, alguns efeitos colaterais leves podem aparecer e, a partir de então, um médico deverá ser consultado para os seguintes sintomas:

  • Mudanças de apetite;
  • Sonolência;
  • Dores de cabeça;
  • Mudança de humor;
  • Náusea;
  • Dor de estômago.

A importância de um acompanhamento especializado

Para garantir a eficácia do tratamento para TDA e TDAH através da cannabis medicinal, é importante contar com um acompanhamento especializado de médicos experientes.

Com o Medicina In você encontra médicos com experiência em cannabis e realizam um acompanhamento personalizado para proporcionar qualidade de vida e bem-estar.

Faça a sua consulta on-line e tire todas as suas dúvidas sobre o tratamento, benefícios e como cuidar da sua saúde.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Grande quantidade de armas apreendida em operação da Polícia Militar em Juazeiro

Policiais militares da CIPE/Caatinga prenderam um homem com o mandado em aberto e junto a...

Lago Norte: grupo criou 3 empresas para ocultar dinheiro da grilagem

O grupo criminoso investigado por envolvimento no parcelamento ilegal do solo no Lago Norte...

Jay Leno aparece em show com tapa-olho e hematomas após cair de penhasco

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O apresentador e humorista Jay Leno, 74, surpreendeu os...

Vestibular 60+, Covid e orçamento: Márcia faz balanço à frente da UnB

Primeira mulher a comandar a Universidade de Brasília (UnB), a reitora Márcia Abrahão deixou...

Mais para você