InícioLazer, vida e culturaSaúdeCatraca racial? Moradores de 32 bairros de Salvador foram afetados por mais...

Catraca racial? Moradores de 32 bairros de Salvador foram afetados por mais de 80 interrupções de transporte público

Entre agosto de 2023 e 2024, o transporte público de Salvador foi interrompido 85 vezes devido a questões ligadas à segurança pública. Ao todo, 32 bairros foram afetados por essas interrupções, de acordo com o estudo Catraca Racial.

De acordo com a pesquisa, das 85 interrupções, apenas 15 tiveram o tempo de interrupção detalhado. Somando o tempo dessas 15 paralisações, foram 316 horas sem transporte em alguns bairros. O que equivale a 13 dias seguidos de interrupção.

Do total, 19 casos estão diretamente ligados a ações policiais. Em 57 dos casos, não há informações sobre o que motivou a interrupção. E apenas 9 não têm a ver com ações policiais.

Mussurunga foi o bairro mais afetado. Durante o período analisado, o transporte ficou paralisado, total ou parcialmente, por cerca de 14 dias.

Em seguida, no ranking de bairros mais afetados estão: Fazenda Coutos e Valéria; Pernambués; Águas Clara; Nordeste de Amaralina e Engenho Velho da Federação; Beiru/Tancredo Neves e Mirantes de Periperi; Boa Vista de São Caetano, Santa Cruz, Santa Mônica, Narandiba, Pirajá, Engomadeira e IAPI; Alto das Pombas, Fazenda Grande do Retiro, São Caetano, Conjunto Pirajá, Paripe, Periperi, Capelinha, Castelo Branco, São João do Cabrito/Plataforma, Cassange, San Martin, Ilha Amarela, Jardim Nova Esperança, Estrada das Barreiras, Cajazeiras XI e Arenoso.

Veja o mapa elaborado pelo Bahia Notícias:

O estudo também tentou entender qual o critério adotado pela Prefeitura Municipal de Salvador para decidir pela interrupção dos serviços nas áreas.

“Quando há ameaça iminente de vandalismo, ‘queima’ de ônibus, que comprometam a segurança dos passageiros e operadores do sistema por parte das facções criminosas, ou qualquer tipo de manifestação nas localidades da cidade de Salvador, a Cofat (Coordenadoria de Fiscalização e Administração de Transporte) acompanha e autoriza a suspensão do atendimento do transporte público via solicitação por parte das empresas de ônibus e do Sindicato dos Rodoviários do Sistema Integra, nas localidades afetadas, retomando logo que exista, por meio dos entes da segurança pública, validação e certeza de retorno da normalidade da operação”, informou a prefeitura.

A pesquisa reuniu informações produzidas pela Observatório da Mobilidade Urbana de Salvador e Fogo Cruzado, e comparou com os registros disponibilizados pela Prefeitura Municipal de Salvador através da Lei de Acesso à Informação (LAI) e pelo Sindicato dos Rodoviários da Bahia.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

É uma honra contar a saga de Oxalá ao reino de Oyó para visitar Xangô, diz Rafa Kalimann

(FOLHAPRESS) - O comportamento de Rafa Kalimann durante um desfile de Carnaval na última...

Como Nascem os Heróis: Rita von Hunty desmistifica história em série

O Panteão da Pátria, monumento localizado na Praça dos Três Poderes, em Brasília, reúne...

Prefeitura de Lauro de Freitas comenta denúncia do MP-BA contra secretário municipal

Após acusações formais do Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA) contra Ailton Florêncio...

Quanto ganha no Instagram com 5 mil seguidores: Entenda o potencial de monetização e estratégias eficazes

Nos dias de hoje, muitos sonham em transformar suas redes sociais em uma fonte...

Mais para você