InícioEditorialPolítica NacionalCelular Seguro ultrapassa 50.000 bloqueios de aparelhos desde dezembro

Celular Seguro ultrapassa 50.000 bloqueios de aparelhos desde dezembro

O número de usuários cadastrados já supera 2 milhões até esta 4ª feira (22.mai), informa o Ministério da Justiça e Segurança Pública

O app é uma iniciativa do governo federal para impedir roubos e furtos; assista ao tutorial e saiba como se cadastrar Arte/Poder360

PODER360 22.mai.2024 (quarta-feira) – 23h27

Mais de 50.000 alertas de bloqueios de celulares foram registrados no programa Celular Seguro até a manhã desta 4ª feira (22.mai.2024). Os bloqueios são feitos quando os usuários informam perda, roubo ou furto dos aparelhos.

O programa foi lançado em dezembro de 2023, pelo governo federal, e já tem mais de 2 milhões de usuários cadastrados em todo o país, segundo o Ministério da Justiça e Segurança Pública.

COMO FAZER O BLOQUEIO O usuário pode registrar o celular pelo site celularseguro.mj.gov.br ou por aplicativo (na Play Store, para Android, e na App Store, para iOS/iPhone). O cadastro deve ser feito com o mesmo login usado para acessar o site Gov.br.

Para enviar o alerta de bloqueio, basta acionar o “botão de emergência”. O ministério orienta que o alerta deve ser disparado somente se o usuário foi vítima de furto ou roubo do celular ou perdeu o aparelho.

Depois do registro, o aparelho é bloqueado. Os bancos e instituições financeiras integrantes do programa fazem o bloqueio das contas bancárias.

Por questões de segurança, não há como reverter o bloqueio depois do disparo do alerta. Se o usuário emitir o alerta e recuperar o aparelho em seguida, precisará entrar em contato com a operadora, bancos e outros para ter de volta o acesso. Cada empresa define os próprios procedimentos de recuperação dos aparelhos e contas em aplicativo.

Ao fazer o cadastro, o usuário pode indicar uma pessoa de confiança, que fica autorizada a efetuar o bloqueio. A vítima pode solicitar o bloqueio pelo site, acessando um computador.

Com informações da Agência Brasil.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Enem 2024 tem mais de 5 milhões de inscritos

O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) de 2024 registrou mais de 5 milhões...

Homem alcoolizado e sem CNH se envolve em acidente na BR 101 com moto adulterada

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) foi acionada, nesta sexta-feira (14), para atendimento a acidente...

Não farei ajuste em cima de pobre, diz Lula sobre piso da saúde

Presidente critica propostas da equipe econômica do governo de limitar crescimento real dos gastos...

Suspeito de balear bebê morre em confronto com policiais no CE

Um dos suspeitos de participar da ação que terminou com a morte de um...

Mais para você