InícioEditorialPolítica NacionalCGU abre investigação sobre irregularidades no leilão de arroz

CGU abre investigação sobre irregularidades no leilão de arroz

Certame de importação foi cancelado após serem encontradas inconsistências nos dados das empresas vencedoras

“A companhia [Conab] solicitou à CGU, por meio de ofício, que investigasse a regularidade do procedimento de leilão e se colocou à disposição para ajudar nas investigações, disponibilizando os documentos necessários”, disse a CGU Sérgio Lima/Poder360 – 12.set.2020

PODER360 12.jun.2024 (quarta-feira) – 22h31

A CGU (Controladoria Geral da União) abriu nesta 4ª feira (12.jun.2024) investigação para apurar possíveis irregularidades na importação arroz adquiridas no leilão da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento). O certame foi cancelado na 3ª feira (11.jun) depois de serem encontradas inconsistências nos dados das empresas vencedoras.

“A companhia [Conab] solicitou à CGU, por meio de ofício, que investigasse a regularidade do procedimento de leilão e se colocou à disposição para ajudar nas investigações, disponibilizando os documentos necessários”, disse o órgão em nota. Eis a íntegra (PDF – 341 kB).

Segundo a Controladoria Geral da União, outras investigações paralelas também estão sendo realizadas por meio da corregedoria da Conab e pela PF (Polícia Federal).

“Essas medidas demonstram um esforço conjunto entre as instituições para garantir a transparência e a correção dos processos envolvidos na importação do arroz”, afirmou a CGU.

NOVO LEILÃO DE ARROZ Segundo o ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, um novo edital de compra do leilão de arroz deve ser lançado até 22 de junho.

O novo edital terá a participação da CGU, da AGU (Advocacia Geral da União) e da Receita Federal para que as empresas participantes sejam analisadas antes do leilão.

O grão está sendo comprado após as plantações no Sul do país serem afetadas pelo alagamento histórico do Rio Grande do Sul, registrado no mês de maio. O Estado é responsável pelo abastecimento de 70% do arroz produzido no país.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Aposta de Macron dá errado e direita vence eleições na França

Partido de Le Pen liderA o pleito com 33,2% dos votos e deve se...

DF registra três ocorrências ao dia por crime de homotransfobia

Considerado crime desde 2019, a homotransfobia é caracterizada pela prática de delito resultante de...

Família pede que Biden não desista de candidatura, diz “NYT”

Presidente passou fim de semana com mulher e filhos; segundo jornal, democrata estuda estratégias...

Franceses protestam após projeção indicar vitória da extrema direita

Manifestantes se concentram na Praça da República em protesto ao avanço da extrema direita...

Mais para você