InícioEditorialCidade de São Paulo decreta estado de emergência e pede doses de...

Cidade de São Paulo decreta estado de emergência e pede doses de vacina ao Ministério da Saúde

O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), decretou nesta segunda-feira (18) estado de emergência devido à epidemia de dengue. A incidência da doença na capital paulista atualmente é de 414 casos para cada 100 mil habitantes. O número de mortes pela mesma quantidade de munícipes também aumentou, de 8 para 11. A Prefeitura de São Paulo afirma estar mobilizando todos os esforços para o controle da doença e dos criadouros. Em ofício endereçado ao Ministério da Saúde, a gestão municipal solicitou o envio de doses de vacina contra a dengue. “Considerando as diretrizes da OMS e Ministério da Saúde, bem como o alto fluxo de pacientes sintomáticos para dengue que têm procurado atendimento nas unidades públicas e privadas, em busca de assistência médica, informamos que a cidade entrou em situação de emergência em saúde pública, em razão de epidemia de dengue. Neste contexto, torna-se ainda mais urgente o direito de vacinação contra a dengue aos paulistanos. Reiteramos, portanto, as solicitações do envio imediato de doses da vacina pelo Ministério da Saúde ao município de São Paulo”, diz o documento.

cta_logo_jp
Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

A maior parte dos investimentos, cerca de 84%, provém dos cofres municipais. A partir desta segunda, as AMAs (Assistências Médicas Ambulatoriais) em São Paulo passarão a funcionar em horário estendido, até as 22h. No Estado de São Paulo, já foram registradas 78 mortes por dengue e mais de 234 mil casos confirmados em todos os municípios paulistas. A Secretaria de Estado da Saúde anunciou a compra centralizada de medicamentos e insumos para distribuição aos municípios, enquanto o Instituto de Infectologia Emílio Ribas em São Paulo está abrindo novos leitos para atender casos graves. A falta de controle efetivo da doença pode levar o país a um cenário ainda mais desafiador, com estimativas de até 4,2 milhões de casos, segundo órgãos públicos. Em São Paulo, a epidemia não afeta apenas diretamente os pacientes, mas também tem impactos indiretos, como na disponibilidade de sangue para transfusões, conforme alertado pelo GSH Banco de Sangue de São Paulo.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Funcionários públicos negam proposta de reajuste e ampliam greve

Outras 12 instituições federais devem aderir à paralisação a partir da próxima semana; movimento...

Menos fome no Brasil. A quem se deve?

Hugo Barreto/Metrópoles 1 de 1 Indígena - Metrópoles ...

Justiça quer acessar contrato de naming rights na concessão do estádio Paulo Machado de Carvalho

A Justiça pediu acesso ao contrato de concessão do estádio municipal Paulo Machado de...

Mais para você