InícioEditorialCom mudança da presidência em 2025, Podemos se reorganiza para próxima eleição...

Com mudança da presidência em 2025, Podemos se reorganiza para próxima eleição e aguarda possível retorno de Bacelar

Passada a eleição municipal de 2024, o Podemos na Bahia deve passar algumas alterações e incrementos nos quadros partidários. Atualmente sob o comando do deputado federal Raimundo Costa, a legenda teve como saldo das urnas 189 vereadores, 22 vice-prefeitos e 6 prefeitos, com destaque para os gestores de Almadina, Andorinha, Nilo Peçanha, Santa Brígida, São José da Vitória e Varzedo. 

A primeira mudança deve ocorrer na presidência estadual do partido, que segue sendo debatida. Um acordo prévio também deve alterar o comando, passando a gestão para o superintendente da Defesa Civil do Estado Heber Santana. O acordo foi costurado quando da fusão entre o PSC e o Podemos, com a repartição em dois biênios.

Além disso, outra “mudança” seria o retorno do deputado federal Bacelar (PV) ao Podemos. A volta estaria “encaminhada”, com o aval das principais lideranças no estado. Inclusive, com a parceria feita com o Heber, que já indicou que o retorno “dependeria apenas de Bacelar”. “Estamos de portas abertas”, indicou Heber. O caminho aberto também faz parte de um “encontro de contas” através do diretório municipal de Salvador. Atualmente, o filho de Bacelar, o vereador eleito da capital João Cláudio Bacelar, ocupa o posto de presidente. 

O movimento foi uma “prévia” da retomada da relação, já que o próprio Bacelar tem uma relação positiva com a presidente nacional do partido, a também deputada Renata Abreu (Podemos-SP). Em Salvador o partido deve seguir um perfil mais “independente”, não se vinculando diretamente à bancada de oposição ao prefeito reeleito Bruno Reis (União). 

Bacelar deixou o partido pouco antes das eleições de 2022, quando, durante o período pré-eleitoral, o então ex-ministro da Justiça da gestão Jair Messias Bolsonaro (PL) negociava a filiação à legenda para disputar a presidência da República. Com isso, por conta da ligação de Bacelar com a gestão petista na Bahia e em Brasília, a saída do partido foi inevitável. Com isso, Bacelar foi acomodado no PV, conseguindo renovar seu mandato na Câmara Federal. 

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Governo contrata mais R$ 13 mi em obras no Hospital de Cuidados Paliativos em Salvador e inauguração pode ser adiada

A Secretária de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) publicou o resultado da licitação...

Pistoleiros de “novo Marcola” chacinaram 3 do PCC em 15 segundos. Veja

São Paulo – A guerra entre membros do Primeiro Comando da Capital (PCC) e...

Cidadãos podem influenciar e transformar a cidade de São Paulo

Ser influenciador digital se tornou o objetivo de muitas pessoas. Segundo uma pesquisa da...

Ananda se manifesta após BO contra Ana Paula Minerato

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) - A cantora Ananda, do grupo Melanina Carioca, se manifestou...

Mais para você