InícioEditorialNotíciasCombate ao Abuso e à exploração Sexual contra Crianças mobilizou o centro...

Combate ao Abuso e à exploração Sexual contra Crianças mobilizou o centro de Itamaraju

Campanha Faça Bonito de Combate ao Abuso e à exploração Sexual contra Crianças mobilizou o centro de Itamaraju.

A Secretaria Municipal de Assistência Social de Itamaraju após desenvolver uma série de atividades durante o mês de maio na sede e no interior, na manhã desta quinta-feira (18/05), movimentou o centro da cidade alta da cidade com a Campanha Faça Bonito que faz um alerta para a importância da conscientização do Dia Nacional de Combate ao Abuso e à exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, que é comemorado todo dia 18 de maio, por intermédio da Campanha Faça Bonito.

A Secretaria Municipal de Assistência de Itamaraju, Fabiana Angênica, destaca que o objetivo de mobilizar a sociedade itamarajuense e convocá-la para o engajamento contra a violação dos direitos sexuais de crianças e adolescentes, no 18 de maio, é sempre necessário à luz da sua conscientização, pois a data tem esta finalidade e foi estabelecida como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

“Discutir sobre essa temática é extremamente importante e necessário. Sabemos que ainda infelizmente casos de abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes são uma realidade presente em nossa cidade. Então não podemos medir esforços enquanto poder público para promover políticas públicas de combate a este crime repugnante”, enfatizou a secretária Fabiana Angênica.

Na manhã desta quinta-feira (18), assistentes sociais, psicólogos e equipes técnicas foram as ruas para mobilizar a sociedade de Itamaraju. Nos semáforos, nas faixas de pedestres e nas lojas, as equipes distribuíram folders e conscientizaram pessoas sobre o tema. Durante todo mês de maio as equipes da Secretaria Municipal de Assistência Social foram até as unidades públicas de educação e abordam temas relacionados à Campanha, bem como promovem orientação sobre o assunto. Com as crianças, de maneira lúdica, as personagens da “Flor” e o “Semáforo” contaram em uma peça teatral sobre quando e como podemos receber afeto, realizado um ato simbólico com as crianças que plantaram a semente de uma flor e aprenderam que para ela crescer saudável, é preciso cultivá-la com cuidado. E caso algum direito ou permissão seja violado, para quem a criança pode contar.

A coordenadora do CREAS – Centro de Referência Especializado de Assistência Social de Itamaraju, Luana Monteiro Marcena, enfatiza que a data tem o objetivo de mobilizar e reafirmar a responsabilidade da sociedade em garantir os direitos de todas as crianças e adolescentes. “O foco da campanha é a conscientização. Sendo assim, acreditamos que para combater qualquer problema, é necessário conhecê-lo. Precisamos discutir, provocar conversas sobre a temática e assim, proteger as crianças e adolescentes de Itamaraju. O abuso sexual contra crianças e adolescentes é crime e deixa efeitos devastadores como medo, mudanças comportamentais, baixa autoestima e dificuldades de estabelecer vínculos afetivos, entre tantos outros traumas. Todos somos responsáveis para que esse silêncio seja quebrado e a realidade mude. Se você conhece ou suspeita que alguma criança ou adolescente esteja sofrendo violência, denuncie e seja a voz daqueles que não podem falar”, sublinhou a coordenadora Luana Marcena.

A coordenadora do CREAS Luana Monteiro Marcena, explica que neste dia (18 de maio), do ano de 1973, uma menina de 8 anos, de Vitória (ES), foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada. Seu corpo apareceu seis dias depois, carbonizado e os seus agressores nunca foram punidos. Com a repercussão do caso que ficou conhecido como “Caso Araceli”, e forte mobilização do movimento em defesa dos direitos das crianças e adolescentes, 18 de maio foi instituído pela Lei nº 9.970/2000, como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Desde então, esse se tornou o dia para que a população brasileira se una e se manifeste contra esse tipo de violência.

Por | Ascom

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Top 6 Suplementos para Perder Gordura

Perder gordura pode ser um desafio, mas com os suplementos certos, você pode potencializar...

SUS: empresários que desviaram R$ 30 mi têm carrões levados pela PF

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta terça-feira (23/4), a Operação Moto-perpétuo, uma ação...

Professor de música é flagrado se masturbando em frente a escola no DF

Um homem de 26 anos foi preso, na tarde dessa segunda-feira (22/4), por investigadores...

Mais para você