InícioEditorialComissão na Câmara aprova facilitação no parcelamento de débitos de pequenas e...

Comissão na Câmara aprova facilitação no parcelamento de débitos de pequenas e micro empresas

A Comissão de Desenvolvimento Econômico da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira, 26, projeto de lei complementar que prevê a flexibilização do critério de parcelamento de dívidas tributárias de pequenas e micro empresas no Simples Nacional. Agora, antes de ser apreciada no plenário, a proposta segue para análise das demais comissões, como a de Finanças e Tributação e a de Comissão de Constituição e Justiça. De autoria do deputado federal Julio Cesar Ribeiro (Republicanos-DF), o texto estabelece que deve ser de responsabilidade do comitê gestor do Simples Nacional fixar critérios, condições para rescisão, prazos e valores mínimos de amortização para parcelamento dos recolhimentos atrasados, podendo ser empregados meios digitais que facilitem a negociação por parte do devedor.

“Muitos empreendedores encontram dificuldades para pagar seus tributos e terminam acumulando débitos”, disse o relator da proposta, deputado federal Augusto Coutinho (Republicanos-PE), ao apresentar parecer favorável ao projeto. “Já há avanços tecnológicos que facilitam e dão agilidade a esses procedimentos, mas falta flexibilidade nas regras de parcelamento”, justificou. A proposta altera a Lei Complementar nº 123, de 2006, que criou o Estatuto Nacional da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Wikipedia sugere derrubar página de pré-candidata do Novo a São Paulo

Enciclopédia digital diz que biografia de Marina Helena não atende a critérios de relevância;...

Estados divergem de pontos da reforma tributária e querem negociar mudanças

Foto: Divulgação O movimento, que foi ofuscado no dia do envio do...

Pacheco diz que considera injusta declaração de Haddad sobre Congresso

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), respondeu às declarações do ministro da Fazenda,...

Lira sugere limitar quem pode propor ação no STF

O presidente da Câmara declarou que congressistas precisam “subir o sarrafo” para que país...

Mais para você