Impulsionado principalmente pela soja, o Brasil deve registrar novo recorde na safra de grãos em 2023. A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), divulgou projeções para o mercado, que indicam 313 milhões de toneladas – 25 milhões a mais do que a previsão divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Segundo a Companhia, o aumento é justificado pela expansão da área destinada ao plantio.
Diante do cenário otimista, o advogado e cientista político Leandro de Mello Franco avalia que o crescimento das expectativas para a safra de 2023 pode ser explicado, entre outros fatores, pela melhor produtividade em alguns estados.
Segundo o especialista, a liderança no setor é combustível para a manutenção do país como celeiro na exportação de commodities agrícolas.
Os dados divulgados nesta quarta-feira pela Conab estão no Segundo Levantamento de Grão da Safra 2022/2023, boletim com informações sobre os desafios da agricultura.
Já os dados apontados pelo IBGE fazem parte do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola, que fornece estimativas de área plantada e colhida, quantidade produzida e rendimento médio de produtos selecionados.
Economia A expectativa é impulsionada principalmente pela soja Rio de Janeiro 10/11/2022 – 11:59 Vitória Elizabeth/ Sumaia Villela Solimar Luz – repórter da Rádio Nacional safra de grãos agronegócio quinta-feira, 10 Novembro, 2022 – 11:59 144:00