InícioEditorialPolítica NacionalConfronto de militares com as Farc deixa 8 mortos na Colômbia

Confronto de militares com as Farc deixa 8 mortos na Colômbia

Governo colombiano suspendeu o cessar-fogo com o grupo armado depois do assassinato de 4 crianças indígenas

Em janeiro, o presidente da Colômbia, Gustavo Petro (foto), estabeleceu um cessar-fogo bilateral de 6 meses com os 5 maiores grupos armados Divulgação/Presidência da República – 16.fev.2023

PODER360 27.mar.2024 (quarta-feira) – 11h09

Um confronto de militares colombianos com o EMC (Estado Maior Central), grupo dissidente das Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia), já deixou 8 mortos e 17 feridos. A ação é realizada desde 4ª feira (20.mar). As informações são de um comandante do Exército colombiano.

O governo da Colômbia suspendeu o cessar-fogo com o EMC depois do assassinato de 4 crianças indígenas. Os 4 menores da comunidade murui foram assassinados ao tentar fugir do grupo armado, para o qual tinham sido recrutados.

O EMC é uma das facções separatistas das Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) e é formado por ex-líderes e combatentes que não aceitaram o acordo de paz de 2016. O tratado exigia que os guerrilheiros das Farc entregassem as armas e permitia a criação de um partido político.

O conflito entre o governo colombiano e as Farc foi o embate doméstico mais longo da história ocidental e matou mais de 200 mil pessoas desde 1964 –quando a guerrilha foi fundada.

Em janeiro, o presidente da Colômbia, Gustavo Petro, estabeleceu um cessar-fogo bilateral de 6 meses com os 5 maiores grupos armados colombianos, entre eles o EMC e as Farc. A Colômbia lida com mais de 50 anos de conflito armado entre o Estado e grupos guerrilheiros. Atualmente, existem cerca de 90 grupos atuando no país.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Novos apagões atingem comércios do centro de São Paulo

Lojistas da rua 25 de Março, no Centro de São Paulo, enfrentaram, novamente, problemas...

Lula critica Boeing por “roubar” engenheiros brasileiros

Em evento da Embraer, o presidente diz que não é “honesto” empresas estrangeiras levarem...

Eduardo Bolsonaro repete narrativa de censura judicial em evento conservador na Hungria

Foto: Mário Agra/Câmara dos Deputados O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) 26 de abril...

Serginho é o novo auxiliar da Seleção Brasileira Masculina de Vôlei

A parceria entre Bernardinho e Serginho está de volta, mas de uma maneira diferente....

Mais para você